Material e espiritual

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Eu Sou Abundância infinita!
Tradicionalmente ouvimos falar muito mal da vida material, bem como de nossa ambições materias, coisas do tipo, ‘o dinheiro não traz felicidade’, procedimento este, muitas vezes, tido até como virtude. Por outro lado, não entendemos bem o que é essa fórmula de felicidade da Alma que nos é passada, que a religião colocou na nossa cultura, que consiste numa série de virtudes absurdas, muitas delas impraticáveis, às quais se espera que você chegue, somadas às prática religiosas e a certos rituais, para poder alcançar a felicidade, nesta vida ou após a morte.
Na verdade, não são essas virtudes ou ritos que o levarão à realização, mas um sentimento interior, uma comunhão interior com um sistema perfeito que nos conduz ao universo das realizações. É um sentimento de que somos ótimos por termos ambições e conquistado certas coisas. Essa conquistas fazem parte dos anseios de nossa Alma.
Uma vida dinâmica é aquela que realiza com as coisas que nos realizam
O dinheiro não é terrível, as posses não são terríveis, nada é terrível. A única questão é que nós temos a ilusão de que a aquisição de certos bens nos fará sentir realizados e completos. 
Toda vida material é apenas um instrumento para as realizações
O espírito passa do potencial para o real, por meio do nosso empenho. Não vamos condenar a ambição. O anseio, atributo da Alma, também é ambição. Querer sentir-se melhor é um anseio.
Os bens materiais desempenham um papel importantíssimo em nossa vida . O espírito veio para dominar a matéria. Para dominar a matéria é preciso possuí-la, experenciá-la.
Dominar a matéria não é abster-se dela, mas tê-la e sentir-se bem com ela, sem se tornar seu dependente.
Se não fosse assim, por que encarnaríamos no mundo material? O próprio termo encarnação remete ao material. Carne é matéria. O conceito de material não se restringe apenas à posse de bens materiais, mas a tudo que diz respeito ao sentir do corpo físico, como a sexualidade, os relacionamentos amorosos, a comida, uma viagem. Nosso espírito precisa exatamente do mundo material para desenvolver aí as virtudes, as faculdades de que necessita para cada vez mais se expressar através de nós
É sucesso espiritual ter bens materias
Por intermédio da matéria nosso Espírito está se habilitando a realizar-se. É seu treinamento, por isso sente-se feliz com ela. A matéria é seu instrumento, seu meio, e não um fim. O fim é a realização dele por meio de nós, e assim podemos gozar de todos os privilégios que estão disponíveis. Aquele que não conseguir não vai usufruir. É assim hoje e por toda a eternidade.
Mesmo as religiões que insistem na virtude da renúncia de posses materiais necessitam delas para desenvolver seus trabalhos. Por exemplo, quantas virtudes e quantas faculdades não estão desenvolvendo uma mãe e um pai que precisam lidar diariamente com toda espécie de ‘situações’ que envolvem a criação de uma família, nos seus diversos aspectos, como relacionamentos, educação, setor financeiro, de saúde e espiritual? Existe algum ambiente mais favorável, mais intenso, mais propício para desenvolver virtudes que uma vida a dois?
É ótimo ter ambição por dinheiro e por posses materiais, assim o Espírito evolui quando domina a matéria
A função do Espírito é dominar a matéria. É no exercício diário da prática ‘mundana’ que ele se desenvolve, dominando paulatinamente a matéria. Assim, nosso ponto de vista é exatamente o oposto do que as religiões nos ensinaram, que devemos nos afastar das coisas materiais para desenvolver nossa espiritualidade.
Entendemos, também, que é falso o modelo de pessoa espiritualizada que nos foi passado, o de uma pessoa cheia de renúncias, levando uma vida similar à de um monge, porque o modelo é a santidade. Aliás, a verdadeira santidade não tem nada a ver com tudo isso. A religião, colocada dessa forma, inutiliza família, o sexo, a procriação, todos os bens da sociedade, a necessidade de reencarnação, ou seja, nega toda a vida. E negar a vida para atingir o espiritual não faz nenhum sentido.
Outro erro das religiões é considerar que o processo de espiritualização é prerrogativa de algumas pessoas especiais, com determinadas atitudes, escolhidas a dedo para desempenhar uma missão aqui na Terra, enquanto que o restante das pessoas se resume a meros seguidores. Obviamente que não. Nós, da Espiritualidade Independente, entendemos que a espiritualização está ao alcance de todos, indiscriminadamente, e que a melhor forma de desenvolvê-la consiste nos desafios comuns e até corriqueiros do dia a dia, no exercício rotineiro envolvendo a vida material, isto é, nas relações ‘mundanas’, não no sentido de renunciar a elas, ao contrário, possuindo-as, iniciando-as, pois só dessa forma conseguiremos desenvolver nosso domínio sobre elas.
Dominar a matéria é espiritualizar-se
Aliás, é isso que todo mundo está fazendo, mesmo sem ter Cosnciência. Todos nos estamos os espiritualizando, cada qual no seu ritmo, mesmo que alguns queiram se dedicar mais a tal intendo numa certa fase de sua vida. Você não deveria estar em nenhum lugar diferente de onde está neste momento para se espiritualizar. O melhor lugar do Universo para você desenvolver a espiritualidade é onde você se encontra NESTE EXATO momento, seja lá o que for que esteja fazendo. Qualquer outro lugar é mera fantasia.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.