Somos Um, porém individualizados

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

TUDO, absolutamente tudo o que existe é manifestação do Espírito Universal, inclusive nosso mental, nossos atos. Por mais que você considere errado o que tenha feito, foi um ato do Espírito do Universo, pois quando você se expressa é Ele se expressando por seu intermédio. É uma grande fantasia a ideia de que você faz e Deus observa. NÃO HÁ NINGUÉM OBSERVANDO-o que não seja você mesmo. E quando você se observa é o Espírito Uno observando por intermédio do seu aparelho mental. Assim como só existe uma única mente, não existem duas coisas separadas, nós e Deus. Há apenas uma: O Espírito Uno.
O Espírito Uno é como se fosse uma lâmpada brilhando na escuridão, sendo que cada ser é um raio seu. Cada raio é totalmente diferente do outro, na intensidade do brilho, na cor, na direção, no comprimento, em todos os aspectos. Nosso EU Consciente está na pontinha do raio, que vem viajando a partir da Fonte de Luz, desde a explosão do Big Bang.
Tudo e todos estão ligados à Lâmpada. Somos raios da mesma Luz. Na Luz, eu e você somos um. Se você deixar de brilhar devido ao desânimo, toda Lâmpada diminui seu brilho. Os raios, portanto, são o Espírito Uno individualizado. Individual não quer dizer separado. Individual é aquilo que é diferenciado. Não há sequer um raio dessa grande Luz igual ao outro.
Nada é igual a nada no Universo
Queremos ressaltar que devido à figura antropomórfica que está ligada à palavra Deus, bem como ao desgaste que sofreu ao longo do tempo, embutindo a ideia de separação, para designá-lo preferimos empregar os sinônimos Espírito Uno, Poder Universal, Mente Universal, Vida, Poder Cósmico e Natureza.
CADA UM de nós é estrutura divina individualizada, capaz de viver no Universo da Mente, no Universo da Inteligência, no Universo dos Corpos, no Universo da Alma. Quando você se sente bem, o Espírito Uno se sente bem. Quando você se sente mal, o Espírito Uno se sente mal, porque o brilho de um dos seus raios perde a intensidade. Assim é que seu brilho, seu sucesso, sua realização é o desejo do Espírito Universal em você.
Há um só caminhar no universo: o caminhar do Poder Universal, e a velocidade depende de quanto esse Poder se desenvolveu em cada pessoa. Depende da estrutura DE CADA Um. O Eu Consciente e o Eu Superior são o mesmo, com expressões em quantidades diferentes. O EU Consciente tendo em vista sua limitação, acha que está separado do Eu Superior. Ele sozinho não consegue perceber sua real dimensão, porque não tem estrutura para tanto.
Todo conhecimento vem do EU Superior. Quando somos espirituosos, geniais, criativos, quando temos grandes percepções, insights, inspirações, intuições, significa que estamos conectados com camadas mais profundas de nosso EU Superior. Logo, não interessa quem somos, não contam nossas experiências, não importa o que fazemos. A sabedoria se manifesta e pronto

QUALQUER ato corriqueiro do nosso dia a dia é uma manifestação do EU Superior. A religião nos colocou que as manifestações divinas em nossa vida são algo espetacular, fenômenos raríssimos, um privilégio de poucos, afastando a possibilidade de esses fenômenos serem cotidianos, de estarem ao alcance de qualquer um. Quando temos lances geniais, somos nós tocando nossa profundidade divina. Quando temos intuição, é o EU Superior falando, tentando comunicar-se para nos orientar, eis que ele é o grande orientador. O EU Superior não é um ser distante, praticamente inatingível, completamente separado de nós como nos foi ensinado.
CADA UM DE NÓS É PARTE DO ESPÍRITO UNO que está se conhecendo
Nós somos deuses expressos em formas humanas. Eu, você somos o Espírito Universal em forma de homem ou de mulher. A floresta é o Espírito Universal em forma de floresta, o rio é o Espírito Universal em forma de rio, a pedra é o Espírito Universal em forma de pedra. A barata é o Espírito Universal em forma de barata, e assim por diante.
Nos, que cultuamos a Espiritualidade Independente, não aceitamos a ideia de um Deus separado de sua obra. Sua obra é Seu Corpo. É como se o Espírito Uno tivesse dito no exato momento da explosão primordial: “Faço-me Corpo, Carne e Vida. Quero Me ver e Me sentir completamente.
Medo de negar a Deus
Quando fiquei sabendo que eu e Deus éramos Uma Coisa só, levou um certo tempo para eu me acostumar com a ideia e tomar consciência da unicidade. Embora o meu conhecimento tivesse caminhando, o condicionamento ainda não completamente. Permaneceu um componente psicológico muito forte que fazia com que eu criasse resistência à nova estrutura que se apresentava.
Com o tempo, percebi que se tratava do medo do antigo Deus, de negá-Lo. A própria ideia de um Deus-pai rigoroso, autoritário e punitivo contribuía para a existência desse medo. Era como se o sagrado estivesse sendo profanado. Foi preciso confrontar esse medo com exercícios envolvendo postura INTERIOR de sentir-me Uno e de mentalização, que consistia em dizer seguidamente EM ALTO e BOM TOM, na vibração da voz, DEUS NÃO EXISTE! Se você proferir essa frase, vai perceber que ela soará um tanto quanto estranha. Pudera! Uma crença tão arraigada, tão cristalizada em nosso subconsciente, não vai ceder assim tão facilmente. O MEDO DE DEUS FAZ COM QUE A GENTE NÃO O NEGUE.
Ao tempo em que negava Deus, em seu lugar fui plantando a ideia do Espírito Uno, já que era impossível viver sem a crença de um Poder Universal. Fui mentalizando e interiorizando a crença na Unicidade, dizendo da mesma forma frases do tipo
  • Eu Sou o Espírito Uno.
  • O Poder Universal está em mim.
  • Sou Criador e criatura.
  • Eu e a Natureza somos um.
  • Tudo o que eu faço é perfeito, porque sou divino.
  • Eu sou a expressão da Inteligência Universal.
  • O Espírito Uno se realiza por meu intermédio.
Com essa prática, aliado ao fato de que não tinha cabimento ter medo de uma fantasia, e consciente de que minha compreensão havia avançado espiritualmente, o antigo Deus foi sucumbindo e com Ele se foi também o medo.
Deus separado precisa morrer para surgir o Espírito Universal. Os conteúdos novos, profundos, cheios de insights, inspiração, intuição, cheios de espiritualidade verdadeira é o que o ajudam a se libertar da ideia equivocada de Deus. Quando me desfiz desse Deus-pai, limitado, opressor, me vi livre de toda carga emocional que trazia em virtude das experiências traumáticas e difíceis, frutos das ideias autoritárias que impediam a verdadeira conexão como o Espírito Uno.
Minha Consciência é a Consciência Divina conhecendo as coisas divinas, porque TUDO É DIVINO
Luiz Gaparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.