O que é meditação?

terça-feira, 22 de junho de 2010


Normalmente, quando falamos em meditação, associamos com pensar, refletir. Mas meditação não tem nada a ver com isso. Pelo contrário, meditar é silenciar a mente, é a observação dos pensamentos. Isso acontece quando há uma profunda conexão consigo mesmo. Às vezes, você consegue isto por um segundo, e nestes pequenos momentos você consegue sentir toda a beleza do ser humano e ter sensações sobre você mesmo e a existência.
Qualquer ação feita com consciência se torna meditação. No começo será difícil, você vai se esquecer várias vezes. Mas não se desencoraje. Mesmo se em vinte e quatro horas você conseguir estar consciente por vinte e quatro segundos, isto já é mais do que o suficiente, porque o segredo é o mesmo. Se você conseguir por um segundo, você já terá conhecido a chave, você terá descoberto o jeito. Então é só uma questão de tempo. Aos poucos haverá espaços maiores em que você estará consciente. A ação continua; e não apenas continua, ela se torna melhor do que era anteriormente, porque agora você está fazendo com muita consciência.
"Meditação é aventura, a maior aventura que a mente humana pode empreender. Meditação é simplesmente ser, sem nada fazer - nenhuma ação, nenhum pensamento, nenhuma emoção. Você apenas é, e é puro prazer. E de onde vem esse prazer, se você nada está fazendo? Não vem de lugar algum, ou vem de toda parte. Esse prazer não tem motivo. É que a existência é feita de uma matéria chamada alegria..."
por OSHO