"Dizem que sou louco, por pensar assim..."

segunda-feira, 23 de maio de 2011

0 - O LOUCO
Na carta, um homem que mais parece um andarilho, anda com um bastão na mão direita. Está de costas, mas seu rosto está visível. Leva uma vara na mão e uma pequena trouxa. Veste-se como os bobos da corte, um cachorro parece lhe arranhar a perna ou morder a barra de sua calça. Perambula pelo mundo guiado por sua intuição, representada aqui pelo cachorrinho. Em muitos baralhos aparece à beira de um precipício, mas ele não cai, a intuição o impede e o guia pelo mundo.
Ele não sabe muito bem porque está indo em certa direção, nem o que tem no final do caminho, aliás, ele não conhece finais de caminho porque sempre está partindo em novas viagens. Sua falta de direção acaba levando-o a não querer assumir compromissos e quando os assume acaba arrumando uma maneira de fugir deles.
O LOUCO acredita, busca e persegue do seu jeito seus sonhos, o desejo de seu coração. É espontâneo, tem fé. Ele recomenda que se viva o momento, tenha confiança e não se importe com os aborrecimentos, aceite suas escolhas, e seja feliz!

Muitas vezes criticado por sua falta de foco e uma certa displicência, o LOUCO tem na verdade um saber tão diferente que é confundido com distração. Esta carta representa o nosso impulso para sobreviver e mudar, indo sempre em busca de novos caminhos sem perder a alegria e a capacidade de êxtase.
O LOUCO representa o próprio homem caminhando em busca da evolução, mas será preciso que aprenda a entrar em contato consigo mesmo para que possa conhecer-se. Ele representa a liberdade da opção da vida; o andarilho que caminha seguindo o seu instinto e agindo de acordo com a sabedoria intuitiva que carrega dentro de si.
O LOUCO é o ser adormecido que precisa estar atento e despertar para si mesmo, para as coisas pequenas do dia-a-dia, para as atitudes inconsequentes que provocam o caos em nossas vidas. Representa o homem que não sabe ainda dar uma direção à sua espiritualidade e que portanto se deixa levar pelo medo e pelas dúvidas por não saber ter controle de si mesmo.
É alguém que não se define na vida, apresentando dificuldades para se adequar, fazendo com que muitas vezes se sinta perdido. Por causa da dificuldade de encontrar algo que o realize, muitas vezes, se sente insatisfeito ou desiludido, o que o faz estar sempre buscando algo novo.
É preciso parar de fugir para que possa descobrir dentro de si os seus talentos latentes e não tomar atitudes inconsequentes que possam afetar a sua vida e a dos que o cercam.
São pessoas instáveis, inseguras, que exageram os fatos e veem ameaças em tudo. Acreditam nas fantasias que criam para não enxergarem a realidade. São inocentes, puros, com dificuldade em manter os pés no chão.
São os que precisam acreditar mais em si e na vida e não temerem a realidade, aprendendo a lidar com o medo de enfrentarem as situações como elas se apresentam. Na verdade, são crianças sonhadoras que costumam buscar fora o que só vão encontrar dentro de si mesmas.
O relacionamento sob a energia do LOUCO é, no mínimo desastrado. Sua falta de direção leva-o a não querer assumir compromissos, e quando assume, arranja um jeito de fugir deles. São aqueles que se apaixonam pelo amor, muito mais do que por um outro ser. São românticos e puros, mas parece que nada dá certo para eles, pois não sabem direcionar os seus sentimentos.
Esta carta representa o nosso impulso para sobreviver e mudar, indo sempre em busca de novos caminhos sem perder a alegria e a capacidade de êxtase. Sempre imprevisível, traz em si o elemento surpresa. Nele nada é certo ou regular, ele acrescenta o novo e o não familiar à situação.
O LOUCO anuncia novos começos, novas aventuras, novas oportunidades, oportunidades ilimitadas, prazer, paixão, facilidades, mas seu lado negro anuncia más decisões, indecisões, apatia, hesitação, escolhas erradas.
Ele tem sua própria verdade, por isso acredita em si mesmo, segue seu coração, mesmo que pareça tolo. Dele se espera tudo e não se espera nada. Seu potencial é ilimitado. O LOUCO convida a sonhar, sentir um Zero, um nada, é sentir um Tudo, um enorme espaço vazio a ser desenhado com o que você quiser. Ele te dá o espaço para que você preencha com seus sonhos. E pouco se precisa para realizar.
Na bolsa, jogada nas costas, suas experiências mais valiosas. Poucas, mas suficientes para enfrentar um exército de dragões. O pouco é tudo, a arte está em fazer-se acreditar.

Com o rosto voltado para frente em direção ao futuro, o louco caminha decidido, não enfrenta oposição nem tem companhia, pois como é representado de costas, revela-se um personagem que rompeu com todas as suas relações anteriores. Ele quebrou padrões.
Saibam que só abandona alguma coisa ou quebra padrões quem já teve alguma coisa ou algum padrão. Talvez seja uma viagem louca, mas o 0 e o 22 fazem sentido aqui. Zero que nada mais tem, mas já teve o máximo que se pode ter (22). É a criança e o velho, o que ficou e o que está por vir. O LOUCO é o único arcano não numerado, pois não tem lugar fixo na jornada. Como LOUCO peregrino, inicia a viagem do autoconhecimento, e como LOUCO sábio, finaliza cada ciclo de evolução.
O LOUCO é alguém do bem. Ele é absolutamente livre, e por mais que alguns neguem, é realizador, pois nada teme. Todos temos um pouco dele, mas muitas vezes o medo de viver aprisiona e o LOUCO se perde dentro de nós.
http://carmenarabelabp.wordpress.com/2011/04/06/0-o-louco/