Palavras são 'vibrações'

domingo, 8 de maio de 2011

Palavras são vibrações… elas tem poder! A linguagem dirige nossos pensamentos para direções específicas ,e de alguma forma, ela nos ajuda a criar a nossa realidade, potencializando ou limitando as nossas possibilidades.

1 – CUIDADO com a palavra NÃO.
A Frase que contém NÃO, para ser compreendida, traz à mente o que está junto com ela. O NÃO existe apenas na linguagem, e não na experiência. Por exemplo: pense em ‘NÃO’… Não vem nada à mente. Agora, se eu lhe pedir: não pense na cor vermelha… Eu pedi para você NÃO pensar na cor vermelha e você provavelmente pensou. Procure falar no positivo, o que você quer e não o que você não quer.
2 – CUIDADO com a palavra MAS, que nega tudo o que vem antes.
Funciona assim: ‘O Pedro é um rapaz inteligente, esforçado, MAS…’. Substitua o MAS por E, quando indicado.
3 – A palavra TENTAR pressupõe a possibilidade de falha. 
‘Vou tentar encontrar com você amanhã às 8 horas’. Em outras palavras: Tenho grande chance de não ir, pois vou ‘tentar’. Evite tentar… FAÇA.
4 – As expressões NÃO POSSO ou NÃO CONSIGO, dão ideia de incapacidade pessoal. 
Use NÃO QUERO, NÃO PODIA ou NÃO CONSEGUIA, que pressupõe que vai conseguir, que vai poder.
5 – CUIDADO com as palavras DEVO, TENHO QUE ou PRECISO.
Elas pressupõem que algo externo controla a sua vida. Em vez delas use QUERO, DECIDO, VOU…
6 – Fale dos problemas ou das descrições negativas de si mesmo utilizando o verbo no passado. 
Isto libera o presente. Exemplo: ‘Eu tinha dificuladade em fazer isto...’.
7 – Fale das mudanças desejadas para o futuro utilizando o tempo presente do verbo. 
Em vez de falar ‘Vou conseguir’, diga ‘Estou conseguindo’.
8 – Substitua o SE por QUANDO. 
Por exemplo: em vez de falar ‘Se eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar’, fale ‘Quando eu conseguir ganhar dinheiro vou viajar’.
9 – Substitua ESPERO por SEI. 
Em vez de falar ‘Eu espero aprender isso’, diga ‘Eu sei que vou aprender isso’. ESPERAR suscita dúvidas e enfraquece a linguagem.
10 – Substitua o CONDICIONAL pelo PRESENTE. 
Ao invés de dizer ‘Eu gostaria de agradecer a presença de vocês’, diga ‘Eu agradeço a presença de vocês’. O verbo no presente fica mais forte e concreto.
Dr. Jairo Mancilha, PHD em Neurolinguística, Cardiologista e Psiquiatra.