O Jardim Interno

domingo, 28 de novembro de 2010

Se o ouro se encontra na escuridão, muitos de nós o têm procurado no lugar errado. Como Deepak Chopra diz, com frequência: “Dentro de cada ser humano há deuses e deusas em embrião, com um único desejo: eles querem nascer”. Ansiamos por ver as sementes da nossa divindade florescer, mas esquecemos que toda semente necessita de solo fértil para crescer. Aquele lugar escuro, terroso e essencial dentro de nós é nossa sombra. É um campo que precisa ser aceito, amado e cultivado para que as flores do nosso ser desabrochem.
Eis uns exercícios que podem auxiliá-los na tarefa de reintegração de você com as “partes esquecidas” no seu inconsciente. A peça fundamental aqui é usar a sua imaginação e criar o ambiente interno nescessário para você realizar “o contato” consigo mesmo.
Quando você fizer esses exercícios, é importante estar bem atento, porque as respostas estão todas dentro de você, mas é preciso fazer muito silêncio para poder ouvi-las. Reserve para si mesmo um bom espaço de tempo, certifique-se de que o telefone esteja desligado e renda-se totalmente ao processo. Recomendo que você reserve pelo menos uma hora para esses exercícios. 
Vista roupas que o deixem à vontade e sente-se no seu lugar preferido da casa. Se quiser, acenda algumas velas e coloque uma música suave para ajudar a criar uma atmosfera de sedução para si mesmo. Deixe à mão um diário e uma caneta ou um lápis com que você goste de escrever. Providencie um gravador e uma fita para registrar as próximas etapas, assim não precisará abrir os olhos para ler o que vem a seguir, quando estiver fazendo os exercícios.
Depois de tudo pronto, feche os olhos e respire cinco vezes, profunda e lentamente. Inspire contando até cinco, prenda o ar contando até cinco e, então, expire bem devagar pela boca. Use a respiração para relaxar o corpo inteiro. Concentre toda a atenção na respiração enquanto prossegue, já que esse é um dos melhores meios de acalmar a mente.
Agora, com os olhos fechados, imagine-se entrando num elevador e fechando a porta. Pressione um dos botões do elevador e desça sete andares. Imagine que está descendo fundo em sua consciência. Quando a porta se abre, você vê um magnífico jardim sagrado. Tente visualizar tudo o que se refere a ele. Observe as árvores, as flores, os pássaros. De que cor está o céu? Está claro, de um azul brilhante, ou rendilhado de nuvens? Sinta a temperatura e a brisa acariciando seu rosto. Como você está vestido? Está usando uma roupa de que gosta muito? Imagine-se com sua melhor aparência. Tire os sapatos e sinta o chão sob os pés. Tem grama ou é arenoso? Está seco ou úmido? Você vê um caminho revestido de pedra ou de mármore? Há cascatas ou estátuas? Você vê algum animal por aí? Permaneça pelo menos um minuto olhando em volta, em todas as direções, e observe o que mais existe no seu jardim.
Quando tiver terminado de criar o jardim, crie um lugar destinado à meditação, onde você possa ficar para encontrar todas as respostas que sempre procurou. Mantenha-se durante um minuto explorando o seu lugar interior sagrado e comprometa-se a visitá-lo com frequência. Volte sua atenção para a respiração e inspire e expire de novo cinco vezes, lenta e profundamente. Conduza-se a um estado ainda mais profundo de relaxamento consciente.
Agora, faça a si mesmo a série de perguntas que vem a seguir, e vá com calma para que você possa ouvir sua voz interior. Depois de cada pergunta, abra os olhos por um momento e escreva as respostas no diário. A melhor maneira de fazer isso é escrever rápido e qualquer coisa que venha à mente. Não existem respostas certas ou erradas. Não se preocupe com o que estiver escrevendo, permita-se sentir e expressar qualquer coisa que precise emergir por esse processo. Quando tiver a resposta para a primeira pergunta, feche os olhos, volte ao seu jardim e sente-se no seu lugar de meditação. Respire mais duas vezes, lenta e profundamente, antes de se fazer a segunda pergunta, e assim por diante. Não tenha pressa.
1. Do que é que eu tenho mais medo? 
2. Quais os aspectos da minha vida que precisam ser mudados? 
3. O que pretendo conseguir ao empenhar em me conhecer? 
4. O que mais temo que alguém descubra sobre mim? 
5. O que mais me atemoriza descobrir sobre mim mesmo? 
6. Qual foi a maior mentira que já contei a mim mesmo? 
7. Qual foi a maior mentira que eu já disse a outra pessoa? 
8. O que pode me impedir de fazer o trabalho necessário para transformar a minha vida?
Quando terminar esse exercício, leve o tempo necessário para escrever em seu diário e expressar no papel qualquer coisa a mais que precise vir à tona. Então, espere um momento para se conscientizar da coragem e do trabalho árduo com que você se empenhou nesse exercício.

Sinta-se livre para praticar essas sugestões quantas vezes você sentir necessário. Lembre-se que você criou o seu "local de meditação" dentro do seu Jardim Interno. Ele é seu e estará "lá" sempre que você decidir "mergulhar dentro de si".
Debbie Ford, “O Lado Sombrio dos Buscadoes da Luz”.