A paz está dentro de nós

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vivemos correndo, disputando com a vida, disputando com tudo. Parece que a gente vai para algum lugar. Mas ninguém vai para lugar nenhum. Se você pensar bem, estar aqui ou estar ali não faz a menor diferença, pois tudo é vida.
É, a gente quer muito o que não tem, quer ser quem não é, quer ir para onde não pode. Que coisa confusa! Depois que a gente morre, vê que não adiantou nada esse corre-corre, essa tensão, essa loucura de querer aquilo ou de falta disso, de falta daquilo. Ah, minha gente, quanta ilusão!
Vocês precisam aprender a viver e não a inventar uma vida que nunca vão ter, querendo estar num lugar onde nunca vão estar, querendo ficar onde não podem, querendo ser o que não são, querendo ter o que não é para vocês. Tudo é ilusão. Vocês não querem a verdade, não querem viver o dia-a-dia. É por isso que não tem gosto nenhum de viver. A vida de vocês é um tormento e não tem paz. É preciso aprender a contemplar para ter paz. Por exemplo: um por do sol; as ondas do mar batendo nas pedras; o horizonte; o canto dos pássaros num bosque; um céu estrelado com lua cheia, etc.
Como é importante ter paz na vida! O que quer dizer ter paz? É a gente se harmonizar com o movimento da natureza. É deixar a vida fluir. É ter gosto no prazer do amor, é ter gosto no que faz, é ter gosto na vida. Sem paz, a cabeça não pensa direito, acaba com a saúde mental, emocional, física, social, que é a saúde familiar e do ambiente. Não pode ter paz, porque é aquela loucura na cabeça e o corpo fica só seguindo as ordens da cabeça, tenso, vivendo num mundo que não existe, no mundo do "deveria", criando revolta, desassossego, exaltação.
A pessoa desassossegada quer que o mundo fique calmo para ela ter um pingo de paz. Nem pingo, nem tempestade, você vai ter, se depender dos outros para ter paz. A paz está dentro de nós. É a atitude interior que a gente vai construindo devagar, ao perceber o que tira a nossa paz. O que tira a sua paz? São as esperas? Pare de esperar! Viva como a vida se apresenta. Experimente!
O objetivo da vida é viver cada momento, a riqueza desse momento, a presença sua na vida, os filhos do jeito que são, a casa para cuidar, o serviço que você faz sempre igual. Mas é isso aí a sua vida. É aí que você exercita a sua paz, o seu controle interior, a sua evolução.
Vamos entrar na faixa do usufruto, não da luta, da espera, do tormento interior, nem da desvalorização do que a gente faz. Vamos largar o sonho e a ilusão para a gente usufruir do que é, do que se tem. Sempre o que se tem hoje representa a conquista de ontem. Nada veio do céu. Você passou, viveu, acumulou, criou, se propôs, pôs a sua energia de vida para estar onde você está agora.
Para que fazer tanto esforço? Quando for a hora, alguma coisa acontece. A gente não precisa se preocupar com nada, porque tudo a vida satisfaz. Alguma coisa vai acontecer para lhe mostrar.

Quem luta não sai do lugar. 
Quem corre atrás não anda. 
Quem não corre é que caminha. 
Só caminha quem fica, 
porque assim a vida vem até nós. 
(Princípio do Tao)
Compreendeu? 

Calunga, "Um Dedinho de Prosa".