Você costuma justificar para as pessoas suas decisões? Vive pedindo desculpa por qualquer coisa? Necessita da autorização dos outros para tomar atitudes?
Bem, se você respondeu sim a uma ou mais dessas perguntas, está na hora de se questionar se não anda pedindo licença para viver. Isso mesmo: licença para viver!
A sua existência é sua e de mais ninguém. Então, por que precisamos tanto que os outros nos aprovem e nos autorizem? Porque somos crianças em corpo de gente grande, pedindo ainda para os pais nos dizerem o que é melhor para nós. Esses pais acabam se transformando em professores, amigos, namorados, etc., e transferimos a estes a responsabilidade de nos dizer o que devemos fazer, vestir, comer, pensar e sentir.
Cômodo, não?! Mas o preço da comodidade é bem alto. Pois nada, NADA, é tão importante, tão fundamental e tão vital quanto à liberdade de ser o que se é e o que se quer ser. Liberdade de ir e vir, de voltar atrás, de fazer sem precisar dizer por que, de se autorizar, de assumir as consequências sem culpas ou remorsos, enfim, de respirar sem se desculpar!
http://conscienciametafisica.blogspot.com