Pra entender o Calunga...

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

E aí, minha gente? Cêis tão gostando da leitura dos “meus textos”? Tá tudo claro pra vocês? Sabe, eu pergunto isto, porque tá cheio de gente por aí que não entende o Calunga. E torce o nariz, do mesmo jeito que vocês fazem quando topam com algo muito diferente do costume.
- Mas, Calunga, o que você diz é tão simples! Pois é, para você ver que até pra entender a simplicidade é necessário um certo refinamento, um certo preparo.
Eu sei que o Espírito, pra ele progredir na Terra, ele tem que mergulhar num meio cultural, se banhar naquele caldo de conhecimentos e costumes, pra mente funcionar, pra desenvolver as inteligências. Mas o fato de você acharem que a sua cultura é adiantada não significa que você pode criticar as outras, rir de quem fala diferente ou não usa os mesmos recursos que você tem. Isso já é um sinal de atraso. Desculpe falar, mas é.
Pra você entender o Calunga, duas coisas são indispensáveis:
1- Você precisa estar cansado de pensar e decidir pela cabeça dos outros. Você precisa estar cansado de ouvir falação que não resolve nada na sua vida. Você precisa estar farto das ilusões religiosas e estar buscando uma espiritualidade verdadeira, sem pose de santo, sem cara de anjo.
2- Você precisa querer muito se ver por dentro, se conhecer sem medo do que vai encontrar. Você precisa estar pronto para assumir o que você é, gostando ou não gostando, pra aprender a gostar.
Agora, tem gente que não entende e nem vai entender nesta encarnação, porque tem muito que viver até perder todas as ilusões que carrega, ilusões que defende como um leão guardando os filhotes. Ilusão de que cultura reflete elevação espiritual. Ilusão de que saber falar bonito é sinal de beleza interior e honestidade. Ilusão de que cultura intelectual é sinal de sabedoria. Se você vai abandonando crenças erradas, se você está disposto ou disposta a viver na verdade interior, o que eu digo é claro como água.

por Rita Foelker

Calunga