“Acredito que o mundo hoje está de ponta cabeça e sofre muito porque existe tão pouco amor no lar e na vida familiar. Não temos tempo para nossas crianças, não temos tempo para nos darmos uns aos outros, não temos tempo para apreciarmos uns aos outros.”
“O amor começa em casa; o amor habita nos lares e é por isso que existe tanto sofrimento e tanta infelicidade no mundo. Todos, hoje em dia, parecem estar com tanta pressa, ansiosos por grandes desenvolvimentos e grandes riquezas e assim por diante, de modo que as crianças não têm tempo para os pais. Os pais têm pouco tempo para darem-se uns aos outros, e no próprio lar começa a destruição da paz do mundo.”
Sobre a Pobreza
“Eu vejo Deus em cada ser humano. Quando limpo as feridas do leproso, sinto que estou cuidando do próprio Senhor. Não é uma experiência maravilhosa?" (1974 Entrevista).
“Quando vejo o desperdício, sinto raiva dentro de mim. Eu não aprovo eu mesma sentir raiva. Mas é algo que não se pode evitar de se sentir após vermos a Etiópia." (Washington 1984).
“A mais terrível pobreza é a solidão e o sentimento de não ser amado.”
“A maior doença hoje não é a lepra ou a tuberculose, é, antes, o sentimento de não ser desejado.”
“No mundo existe mais fome de amor e de apreciação do que de pão.”
“Às vezes pensamos que a pobreza é apenas fome, nudez e desabrigo. A pobreza de não ser desejado, não ser amado e não ser cuidado é a maior pobreza. É preciso começar em nossos lares o remédio para esse tipo de pobreza.”
Sobre a Guerra
“Nunca estive numa guerra antes, mas já vi fome e morte. Pergunto a mim mesma, ‘O que eles sentem quando fazem isso?' Eu não compreendo. Eles são filhos de Deus. Por que fazem isso? Não compreendo." (Beirut, 1982, durante a guerra entre o exército Israelense e as guerrilhas Palestinas).
“Por favor, escolham o caminho da paz. Num curto período pode haver vencedores e perdedores nessa guerra que abominamos. Mas jamais poderá, nem nunca será justificada, a dor e perda de vidas que suas armas causarão." (Carta ao Presidente Americano George Bush e ao Presidente Iraquiano Saddam Hussein, Janeiro 1991).
Sobre o Aborto
O aborto “é o assassinato no ventre. Uma criança é um presente de Deus. Se não a quiser, dê-a para mim."
“A maior destruição da paz é o aborto, pois se uma mãe pode matar sua própria criança, o que impede de eu matar a você e de você me matar? Não há nada que impeça.”
“É uma pobreza decidir que uma criança deve morrer para que você possa viver como deseja.”
Sobre o Trabalho da sua Vida
“Nós mesmos sentimos que o que fazemos é uma gota no oceano. Mas o oceano seria menor se essa gota faltasse.”
“Outro dia sonhei que estava nos portões do Paraíso. E São Pedro disse, ‘Volte para a Terra. Não existem favelas aqui’ ” (Citação de sua conversa com o Príncipe Michael da Grécia em 1996).