SÍNDROME DO PÂNICO

domingo, 11 de março de 2012

Tem gente que anda por este mundo afora morrendo de medo de tudo.
Gente sobrecarregada de responsabilidade e cobrança, gente que quer levar o mundo todo nas costas e com um medo danado de falhar, de ser chamada de fracassada, de incompetente. Gente com a cabeça completamente enfiada na cegueira. E vem com o "cunversê" de que tem síndrome do pânico.
É o que dá enfiar na cabeça que são responsáveis pelos filhos, pelo marido, pela família toda e ainda, para sobrecarregar mais, se sentem responsáveis por qualquer outro que atravessa a sua porta.
Assumem tudo, criam um drama danado, mas morrem de medo de não aguentar o que assumiram na loucura de ser poderosas. Até quando que vão continuar nesse dramalhão? Até onde vai continuar toda essa pressão sobre as suas cabeças e sobre as suas almas?
Pois é, minha gente, todos os problemas desta vida tem que passar pela gente como uma nuvenzinha fraca, que não oferece risco nenhumDeixem que caia a garoa, que molhe um pouquinho, deixem que refresque.
Mas fazer uma tempestade que a tudo destrói na sua vida é pura loucura, é sintoma de quem deixa a vaidade e o orgulho se tornarem maiores que a sua capacidade de sobreviver.
Deixem tudo de lado, pois tudo passa com o tempoOs problemas dos filhos, do marido e de quem quer que seja, se deixados de lado, se não considerados, acabam se diluindo, se transformando em nada.
Daqui a algum tempo, se vocês olharem para trás, nada mais existiráTudo passa, minha gente, tudo passa quando não damos importância aos fatos.
Não adianta tentar responder por tudo, não adianta e é impossível ter essa pretensão, essa vontade insana de abraçar o mundo. Afinal o mundo não é só de vocês. É um orgulho danado essa mania de tomar conta de tudo e de todos. É querer ser maior do que se é.
Sabem que são limitados, mas basta alguém comentar ao seu lado que estão numa dificuldade, e logo vocês se apressam a ajudar. A pegar os pesos dos outros e assumir uma sobrecarga de responsabilidadeQuase sempre é a absurda necessidade que vocês tem de se sentirem poderosos, capazes de resolver tudo.
Vocês querem ser é muito bacanas, não?
Daí então, com a cabeça cheia de compromissos com o mundo, é certo que vão ficar "tontos", desnorteados, sem saber como dar conta das coisas

E é só sair para a rua e perder o rumo, morrendo de medo de tudoMedo de falhar nas suas responsabilidades frente a todos, frente ao mundo, prisioneiros dos problemas e das energias negativas dos outros.
Isso tudo é viver num clima de ameaça, ameaça de não dar conta, que leva ao envenenamento de todo o seu sistema imunológico. Aí vocês acabam estressados e se sentem ameaçados. Mas não tem ameaça real, apenas fantasias criadas na cabeça.
Mas vocês não nasceram assim, não é? Vocês nasceram livres, descompromissados. Só que, com o seu "amadurecimento", foram aprendendo tudo errado com relação a vida.
Deixem que cada um resolva os seus desafios, que cada um seja responsável apenas pela sua vida.
Podem acreditar que vocês não tem a missão de ser os salvadores do mundoAfinal, já é tão difícil conseguir dar conta da sua própria vida. Permitam, despretensiosamente, que cada um resolva o seu, que cada um possa conhecer os seus limites e as suas capacidades.
Por fim, deixem de se magoarem com vocês mesmos, por não terem conseguido dar conta de tudo aquilo que o seu orgulho queria que vocês fizessem.
Baixem as suas expectativas e toquem a vida com a alegria que ela merece, sem tormentos.


Calunga, “Fique com a Luz...”