04 Renúncias

terça-feira, 23 de agosto de 2011

1. Renuncie à vontade arbitrária.
Você tem, ou é como se tivesse dois eus. O eu inferior, que, em geral, lhe governa egoisticamente, e o eu superior, que está pronto a lhe usar gloriosamente. Você deve subordinar o eu inferior, evitando fazer coisas más, para as quais se sente motivado, não reprimindo-as, mas transformando-as de maneira que seu eu superior possa manter controle sobre sua vida.
2. Renúncia à sensação de isolamento.
Todos nós, em todo o mundo, somos células no corpo da humanidade. Você não está separado dos outros seres humanos e, assim, não pode encontrar a paz apenas para você mesmo. Você só poderá encontrar a harmonia, quando você empreende a unidade de todos e trabalha para o bem de todos.
3. Renúncia aos apegos.
Somente quando você renunciar a todos os seus apegos, você estará livre. As coisas materiais estão aqui para serem usadas e qualquer coisa à qual você não pode renuciar, uma vez cessada sua utilidade, lhe possui. Você só poderá viver em harmonia com seus semelhantes quando você abandonar o sentimento de possuí-los e a tentacão de tentar dirigir suas vidas.
4. Renúncia a todos os sentimentos negativos.
Se você viver o momento presente, que é o único momento que lhe é dado, realmente, viver, você tende a preocupar-se menos. Se você compreende que aqueles que cometem más ações são psicologicamente doentes, seus sentimentos de rancor se transformarão em sentimentos de compaixão. Se você reconhecer que todas as suas dores interiores são causadas por suas próprias ações erradas, suas próprias reações erradas, ou sua própria errônea inatividade, então você cessará de lhe causar sofrimento.

"A Peregrina da Paz dedica esta obra, com amor, 
a todos os que buscam a paz."

http://somosluzemacao.blogspot.com