O caminho mais fácil

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Aprendi que nossa mente se divide em três partes: o superconsciente, o consciente e o subconsciente. Isto me ajudou a entender um pouco mais como funcionamos.
O superconsciente, é nossa parte espiritual. É aquela parte que, não importa o que esteja passando, é sempre perfeita. É a parte que sabe sobre tudo, tem bem claro quem é em todo momento.
O consciente é a parte mental, o que nós chamamos o intelecto. É um aspecto muito importante de nós, porque é a parte que tem a capacidade de escolher, já que dispomos de arbítrio livre.
Em cada instante de nossa vida estamos escolhendo. O que escolhemos?. Escolhemos se vamos reagir e nos agarrar com o problema ou se preferirmos soltá-lo e deixar que o resolva aquela parte nossa que sabe o que deve fazer. Também escolhemos se vamos aceitar que não sabemos nada (e que não precisamos saber) ou se preferimos pensar que nosso conhecimento é melhor que o de Deus e que podemos resolver tudo sozinhos e por nossa conta. 
O consciente é a parte que decide se opta por assumir 100% da responsabilidade e dizer: “Sinto muito, me perdoe por aquilo que está em mim que criou isto”, (Ho’oponopono) ou assinalar com o dedo e jogar toda a culpa a outro.
O intelecto não foi criado para saber. Não necessita saber nada. O intelecto é um presente, o presente que temos de escolher.
O subconsciente é nossa parte emocional. É a criança interior. Esta é a parte que armazena todas as lembranças na memória. Esta parte muito importante parte nossa é descuidada constantemente, e sem controle é a responsável por aquilo que manifestamos em nossas vidas. Esta é a parte que dirige nosso corpo, a que respira automaticamente sem que tenhamos que “pensar” em respirar. É nossa parte intuitiva. Alguma vez notaram que nos sentimos nervosos e não sabemos por que?. O subconsciente nos alerta (se prestarmos atenção) quando estamos em perigo. Se estivéssemos mais atentos a esses sinais do subconsciente, poderíamos evitar muitos eventos desagradáveis. Esta é a parte mais amiga que podemos ter. É muito importante que nos comuniquemos com ela. Devemos aprender a amá-la e cuidá-la muito bem.
Uma vez que decidimos trilhar pelo caminho de nos tornarmos responsáveis e conscientes, nossa criança interior fará a limpeza (Ho’oponopono) por nós automaticamente sem que tenhamos que pensar. Nas classes do Ho’oponopono, trabalhamos muito com esta criança interior. Aprendemos como nos comunicar com ela, como cuidá-la, e sobretudo, como trabalhar com ela para “soltar”, liberar os problemas do dia a dia sem nos apegarmos a eles.
No livro O Ensino do Buda diz: “Embora um homem vença a milhares de homens nos campos de batalha, só aquele que vence a si mesmo ganhará sua batalha”.
Ho’oponopono.