O que é o ódio?

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Perguntaram a Osho:
O que é o ódio? Como posso permanecer calmo e centrado, mas responsável nos momentos cruciais?
A psicologia do ódio é esta: você queria algo e alguém o impediu de conseguir, alguém surgiu como uma pedra, como um obstáculo. Toda a sua energia estava sendo dirigida para conseguir algo e alguém bloqueou essa energia. Você não pôde conseguir o que queria.
Agora essa energia frustrada se transforma em ódio, ódio contra a pessoa que destruiu a possibilidade de realização do seu desejo.
Você não pode impedir o ódio, porque o ódio é um subproduto, mas você pode fazer alguma coisa a mais para que o subproduto não aconteça de forma alguma.
Na vida, lembre-se de uma coisa: nunca deseje algo tão intensamente como se fosse uma questão de vida ou morte. Seja um pouco brincalhão.
Não estou dizendo para não desejar — porque isso seria uma repressão para você. Estou dizendo: deseje — mas deixe seu desejo ser brincalhão. Se você conseguir isso, bom. Se não conseguir, talvez não fosse a hora certa — veremos da próxima. Aprenda algo sobre a arte de jogar.
Nós nos identificamos tanto com o desejo que, quando ele é bloqueado ou impedido, nossa energia se transforma em fogo; ela queima. E nesse estado de quase insanidade você pode fazer algo do qual venha a se arrepender.
Isso pode criar uma série de eventos com os quais toda a sua vida pode se emaranhar. Por causa disso, durante milhares de anos tem-se dito: "Livre-se dos desejos". 
Agora, isso é querer algo desumano. Mesmo as pessoas que têm dito: "livre-se dos desejos" também lhe deram um motivo, um desejo: se você se livrar dos desejos alcançará a derradeira libertação de moksha, nirvana. Isso também é um desejo.
Você pode reprimir um desejo por outro maior, e pode até esquecer que ainda é a mesma pessoa. Você apenas mudou de objetivo. Certamente, não existem muitas pessoas tentando atingir moksha (libertação do ciclo do renascimento e da morte), de modo que você não enfrentará muita competição.
De fato, as pessoas ficarão muito contentes pelo fato de você ter-se voltado para moksha — um competidor a menos na vida. Mas, no que diz respeito a você mesmo, nada mudou.
E aí!?!! Tá "difícil"?
E, se algo pode ser criado que perturbe seu desejo por moksha, novamente o ódio explodirá. E dessa vez será muito maior, porque agora seu desejo é muito maior. O ódio é sempre proporcional ao desejo.
Osho, "Dinheiro, Trabalho, Espiritualidade".