PORQUE buscar o conhecimento...

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Certo dia me deparei com um usuário de uma rede social que emitiu a seguinte pergunta: "Por que  buscar o conhecimento é tão importante?".
Queria primeiro Levantar uma outra questão: Como nós ficamos sabendo do que acontece no mundo atualmente?
Provavelmente as respostas seriam: Mídia, notícias, meios de comunicação etc. Devemos tomar cuidado com o que vimos e ouvimos das redes de informações. Nem sempre estas nos dão a verdade e com isso fica consolidada a manipulação dos que se baseiam nesse tipo de veículo.
Hoje em dia é muito comum vermos debates entre os chamados "intelectuais da massa" discutindo sobre assuntos como política, governo e diplomacia, porém ficamos só ouvindo. Quando ficamos desse jeito é porque não temos uma opinião formada ou uma bagagem de conhecimento necessária para formar uma e quando isso acontece, aceitamos as opiniões alheias e passamos a tê-las como nossa. Sabemos também que o povo de uma maneira geral não tem muito interesse em se aprofundar nesses assuntos, o que torna a situação citada ainda mais fácil de acontecer.
Um exemplo básico é a falta de interesse na política por parte dos cidadãos brasileiros (tomando o meu país como referência ), citando um número meramente estimativo diria que 90% dos brasileiros votam sem saber absolutamente nada sobre aqueles que estão elegendo. Política também é um ótimo assunto para ser estudado e saber o perfil político do seu país e de seus governantes.
Mas como isso pode ser tão perigoso? Fica cada vez mais fácil manipular o povo brasileiro que se encontra cada vez mais alienado aos assuntos modernos.
George Orwell (1903 - 1950), Autor de "A revolução dos bichos", "1984" , "Burmese Days" e "Keep The Aspidistra Flying", retratou de forma brilhante nas duas primeiras obras citadas acima, como seria uma população manipulada. Muitos dizem que Orwell morreu por ter escrito o livro "1984" (fica aqui a indicação). Neste livro (já foi feita a versão cinematográfica também) a população fica proibida de ter pensamentos e tem como autoridade o "grande irmão ou The big brother" (governo) e é observada 24 horas por câmeras em todas as casas. Coincidência??? Como resumo, o livro alerta e relembra o valor e poder do pensamento.
A única maneira de não terminarmos como marionetes nas mãos daqueles que tem o monopólio da informação ou como as personagens do livro de Orwell é buscando o conhecimento. Nunca deixemos de PENSAR!
Um abraço,
Franco.

http://buscapeloconhecer.blogspot.com.br/
2011/10/porque-buscar-o-conhecimento.html