Adão e Eva

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Não precisamos de um ser humano melhor, precisamos de um novo ser humano. As melhorias acontecem há séculos e nada mudou. Agora não precisamos de uma humanidade melhor — já chega! Agora queremos uma humanidade totalmente nova, sem ligações com o passado. Queremos começar de novo, como se fôssemos Adão e Eva, recém-expulsos do Jardim do Éden.
Como viver por mais tempo? Como conquistar uma espécie de imortalidade? As pessoas tentam conseguir isso de muitas maneiras. Ter filhos é uma delas, por isso a urgência constante em ter filhos. A raiz desse desejo de ter filhos não tem nada a ver com os filhos em si, tem a ver com a morte. Você sabe que não poderá ficar aqui para sempre. Não importa o quanto tente, você não vai conseguir. Sabe disso porque milhões não conseguiram e ninguém jamais foi bem-sucedido. Você alimenta uma esperança vã. Portanto, encontre outra maneira. Uma das mais simples, a mais antiga delas, é ter filhos. Você não ficará aqui para sempre, mas algo de você, uma partícula sua, uma célula sua, continuará vivendo. Trata-se de uma maneira indireta de se tornar imortal.
A função dos pais não é ajudar os filhos a crescerem — eles crescerão sem você. A função deles é apoiar, nutrir, ajudar o que já está crescendo. Não indique direções e não dê ideias. Não fale a eles o que é certo e o que é errado — deixe-os descobrir isso através da própria experiência. 
As crianças são tão inteligentes! Sim, elas precisam de orientação e precisam da sua ajuda — elas são indefesas, mas também são extremamente inteligentes. Por isso os pais têm que ficar muito alertas para saber até onde ajudar e onde parar de ajudar. É bom segurar na mão do seu filho quando ele está aprendendo a andar, mas não continue segurando a mão dele a vida inteira.
Os mistérios da existência só são desvendados para a criança inteligente. E a pessoa realmente inteligente continua sendo criança até seu último suspiro. Ela nunca perde isso — a admiração da criança ao olhar os pássaros, ao olhar as flores, ao olhar o céu. A inteligência também tem que ser, da mesma forma, pueril.
Jesus está certo ao dizer: "A menos que nasça novamente, você não verá o reino de Deus." O que ele chama de "Deus" eu chamo de "existência". Mas a afirmação é verdadeira. "Nascer novamente" significa ser criança novamente.
Mas quando uma pessoa madura vira criança novamente, existe uma diferença entre a criança comum e alguém que renasceu. A criança comum é inocente porque é ignorante. Já a inocência resgatada é o mais importante valor da vida porque não é ignorância. É pura inteligência.
Inteligência é a capacidade inata de ver, de perceber. Toda criança nasce inteligente e depois vai ficando burra por obra da sociedade. Nós a ensinamos a ser burra e, mais cedo ou mais tarde, ela recebe o diploma de burrice.
Inteligência é um fenômeno natural — assim como a respiração e a visão. A inteligência é a visão interior. Ela é intuitiva, não tem nada a ver com intelecto. Lembre-se: nunca confunda intelecto com inteligência. Eles são pólos opostos. O intelecto é a cabeça: é ensinado pelos outros, é imposto a você. Você tem que cultivá-lo. É emprestado, é algo exterior, não é inato.
Mas a inteligência é inata. Trata-se do seu próprio ser, da sua própria natureza. Todos os animais são inteligentes. Eles não são intelectuais, é verdade, mas todos são inteligentes. As árvores são inteligentes, toda a existência é inteligente e toda criança que vem ao mundo nasce inteligente. Você já encontrou alguma criança burra? É impossível! Mas encontrar um adulto inteligente é muito raro — alguma coisa dá errado no caminho.
Osho, “Faça o Seu Coração Vibrar”.