Alguns minutos de glória

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010


Você sabe administrar o seu tempo? Sabe lidar com a sua pressa e com a pressa que os outros embutem em você? Tem coragem de dizer “não” ou “calma” para o seu chefe ou superior quando sente que ele está exigindo demais? Saiba lidar com a “nova dinâmica” de modo a dar um tempo para você!
A mudança é muito veloz. Quando você percebe, já está processando essa velocidade no dia a dia. Por isso as pessoas andam se atropelando. Temos sido pressionados cada vez mais, por mais tempo, mais recursos, mais informação. Temos a sensação de que o dia passa cada vez mais rápido. No entanto, a Terra continua demorando 24 horas para dar a volta completa em torno de seu eixo. E é assim que contamos nosso tempo: em dias, semanas, meses e anos.
Como explicar, então, a sensação de que o deus Cronos está cada vez mais veloz? Tentando acompanhar seu passo, recolhemos ansiedade, impotência, cansaço e alienação.
Lembra-se de como era antigamente? Parece que havia mais tempo! No passado, um ídolo fascinava uma geração inteira. Até os eletrodomésticos duravam mais. Hoje, tudo é descartável. A tecnologia deve ser rapidamente consumida, porque logo se torna obsoleta.
Esse ritmo causa fortes impactos sobre indivíduos, grupos, organizações, mercados e países. Afeta as relações, os papéis de cada um, as condições profissionais, o meio ambiente.

Tenha pressa.
Desfrute de tudo.
Processe e descarte.
Vire-se!
Essas são as mensagens do nosso tempo.
É para ontem!
Seu superior pede um parecer, um projeto, um trabalho. Você fala que precisa de uma semana para realizar a tarefa. Ele se espanta e diz:
– Mas isso é para ontem!
“Essa empresa está uma bagunça, não tem planejamento”, você pensa.
Pouco depois, ele o chama novamente. Dessa vez, para solicitar outro trabalho urgente. Entre perplexo e irritado, você exclama:
- Calma aí, eu não sou dois!
É uma loucura! Quando o dia termina, você está arrebentado, estressado, moído. Sentindo uma necessidade enorme de relaxar, refletir.
Encontrar um tempo seu, dentro desse tempo veloz e alucinado, é tarefa quase impossível. O tempo é igual à vida. E a vida não delega aos outros. É um bem ofertado a você desde o momento em que foi concebido. Não se faz esforço para adquiri-lo, apenas se exige maestria para preencher esse espaço.
“Um caminhante ia por um bosque, quando encontrou um lenhador que se esforçava para serrar um tronco de árvore em pedaços pequenos.O caminhante chegou mais perto, para ver por que o lenhador lutava tanto, e disse: ‘Desculpe, mas percebi que a sua serra está totalmente sem corte! Você não quer afiá-la?’
O lenhador gemeu: ‘Não tenho tempo para isso – preciso serrar!’”
Lothar J. Seiwert
O tempo é só seu. É impossível trocá-lo, vendê-lo, estocá-lo. É preciso assumir responsabilidade pelo seu tempo. Às vezes, você tem a sensação de que os outros o estão roubando. Filhos, marido, mulher, chefe, trânsito. Todos parecem culpados. Mas o problema não é deles. É seu!
Você tem o poder sobre o seu tempo. Então não há porque deixar espaços para sensações desagradáveis, como:
A vida está passando e eu não consigo…
Tirar férias.
Fazer uma viagem.
Escrever um livro.
Terminar o projeto.
Trabalhar naquilo que gosto.
Você tem o poder sobre seu tempo. Ele é só seu!
http://www.dvseditora.com.br/blog/?p=500