Como anda sua autoimagem?

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Autoimagem positiva significa a descoberta do próprio ser. Autoimagem positiva significa estar consciente de sua identidade e força interior. Autoimagem positiva significa alegria, otimismo e responsabilidade. Autoimagem positiva imprime significado a tudo o que fazemos e a tudo o que se passa nas profundezas de nosso ser.

Você já mostrou a alguém as fotografias que leva em sua carteira? Claro que sim. Talvez você tenha ficado interiormente satisfeito com a impressão causada por uma fotografia de alguém especial para você. Quem sabe você tenha mostrado uma fotografia encantadora de seus pais, ou, se você é mais velho e casado, tenha sorrido orgulhosamente diante das exclamações de seu amigo ao ver seus lindos filhos. Mas, quando acontece a algum amigo ver a fotografia de sua carteira de identidade, aí é diferente! Esse tipo de foto não se mostra a ninguém, a não ser ao caixa do banco! Você não se acha parecido com ela!

“A maior revolução de nossos tempos é a descoberta de que ao mudar as atitudes internas de suas mentes, os  seres humanos podem mudar os aspectos externos de suas vidas.”
Willian James, psicólogo e filósofo americano.

Cada um de nós traz consigo um outro retrato de si mesmo, a fotografia mais importante do que qualquer outra em nossa carteira. Os psicólogos têm um nome para ela. Eles chamam o nosso retrato mental de autoimagem.

A importância da autoimagem é muito bem ilustrada em Rapunzel, conto de fadas em que uma jovem é aprisionada numa torre por uma velha feiticeira. A moça é lindíssima, mas a feiticeira está sempre lhe dizendo que é feia, o que, naturalmente, é uma estratégia para manter Rapunzel na torre. O momento da libertação da jovem ocorre num dia em que ela está na janela. Ao pé da torre, encontra-se seu príncipe encantado. Ela joga suas longas e belas tranças pela janela, e ele faz uma escada com elas, pela qual sobe para salvá-la. A verdadeira prisão da Rapunzel não é a torre. Ela está aprisionada pelo medo de sua feiúra, que a feiticeira descreveu vividamente tantas vezes.

Alguns podem gostar de suas fotografias da carteira de identidade. Outros podem gostar de seus autorretratos. Muitos de nós, entretanto, ficaríamos embaraçados se nosso coração se abrisse como uma carteira e alguém, acidentalmente, visse o que pensamos de nós mesmos. Além disso, há sempre aquela pessoa cuja autoimagem não é muito nítida, como uma fotografia que está guardada há muito tempo.

Vamos. Mude. O que você está esperando? 
Você é muito bom, você é vencedor e você tem valor.

Não preciso comentar sobre mulheres bonitas e homens de boa aparência que são vistos em grandes cartazes e que chamam mais atenção do que os menos atraentes, de acordo com o padrão de beleza de cada cultura. Do mesmo modo, uma pessoa com uma autoimagem saudável e positiva tende a sair na frente na corrida da vida. Quer gostemos ou não, nosso autorretrato, aquela autoimagem, exerce uma grande influência em nosso bem-estar emocional.

Melhore sua autoimagem, estou aqui para lhe dizer que seu autorretrato não está para sempre fixado em um lugar inacessível como uma fotografia plastificada dentro da carteira. Você pode mudá-lo desenvolvendo uma visão mais acurada e saudável de si mesmo.

Autoimagem positiva significa a descoberta do próprio ser. Autoimagem positiva significa estar consciente de sua identidade e força interior. Autoimagem positiva significa alegria, otimismo e responsabilidade. Autoimagem positiva imprime significado a tudo o que fazemos e a tudo o que se passa nas profundezas de nosso ser.

Melhore sua autoimagem e sua vida mudará. A vida dos outros à sua volta também mudará, quando nascer dentro de você uma autodignidade geradora de poder. Você vencerá seus preconceitos. Saberá superar o cansaço. Sairá da depressão. Elevará os níveis pessoais de realização. Conseguirá quebrar hábitos destrutivos. Vencerá as preocupações, o medo e a ansiedade. Conseguirá  gerar entusiasmo. Romperá o tédio. Terá o poder de superar as deficiências pessoais. Mudará a sua aparência física e dominará a tristeza e a solidão.
Vamos. Mude. O que você está esperando? Você é muito bom, você é vencedor e você tem valor.
Daniel C. Luz