Mexa-se (2)

sábado, 22 de janeiro de 2011

A gente precisa de ordem mental. A mente precisa de ordem, mas vai entulhando tudo em sua casa, entulhando, entulhando, e larga as gavetas abertas. Como vai ficar sua casa daqui a pouco: aquela bagunça, desordem, junta sujeira, junta bicho, quebra as coisas, estraga. E se perdem as coisas boas, não aproveita e vive naquele ambiente tumultuado, cheio de energia pesada e aquela vida que vai ficando cada dia pior. 
Como na casa, no mundo interior é a mesma coisa. Uma empresa, para ir para a frente, ela se organiza, ela põe as coisas no lugar, as funções de cada um, põe uma ordem. Quanto mais ordem tiver e se a ordem for bem inteligente, bem aprimorada, então o fluxo da empresa é fácil, o trabalho fica fácil, a empresa produz, os empregados podem então reivindicar seu aumento, melhorando sua qualidade de vida e seu salário. As coisas vão para a frente e todo mundo ganha. Mas se é aquele chefe, aquele dono que larga, que negligencia os impostos, que negligencia suas papeladas, que deixa os empregados fazer o que querem, e um numa coisa, outro noutra, vira uma confusão, que não produz, que não tem dinheiro, que os empregados vão embora, vão dar parte de você no Ministério da Justiça e aquela confusão, aquele atravanco. Quando você se dá conta, perdeu o seu negócio. Então, o sucesso de um comércio, de uma empresa, de uma oficina depende da organização, que você chama de administração, gerenciamento, não é verdade? 
Na escola é a mesma coisa. A professora tem que ensinar tudo na hora, porque se ela ensinar tudo de qualquer jeito, uma coisa assim, outra depois, a criança não aprende, não. Fica na confusão. Ela tem que ir cada pouco numa coisa, em ordem crescente de dificuldade. Se não tiver ordem, a criança não pode aprender e ela não vai conseguir ensinar. Tem que gerenciar a educação, as informações para ir, aos poucos e da maneira adequada, fornecendo os elementos para a criança se desenvolver no raciocínio e na inteligência. Por isso que a professora boa é organizada. Tudo tem ordem, tudo tem sua hora, tudo é direitinho. Ela tem a letra muito bem-feita para a criança copiar direito. Ela fala tudo clarinho, fala bem o português, bem organizado o pensamento, as matérias que vai dar, os cadernos todos encapados. Assim fica aquele ambiente gostoso na sala, as crianças não ficam ansiosas, perdidas e tudo vai indo que é uma beleza. A classe avança. 
Se isso tudo é tão importante para a gente fazer as coisas direito e chegar aonde quer, por que a gente não faz na cabeça? Me conte. Se na cabeça o mais importante é a gente botar ordem. Ah, meu Deus do céu, botar ordem por dentro para ter paz, para ter equilíbrio, para chegar facinho aonde se quer. É o pensamento que tem que ter ordem, são as emoções que têm que ter ordem. Não tem ordem, tem confusão e se paga caro por isso. Se você não quer passar pela ordem, pela disciplina, você vai ficar no escracho. Sua vida vai ser escrachada, sua vida emocional uma confusão, sua vida mental um problema, porque você já não sabe mais o que pensar, não sabe nem por onde começar. Vai dar o desespero, porque desespero é bagunça interior. Não me venha com essa coisa de que você não tem culpa: 
- Ah, coitada de mim, estou desesperada! 

- Olhe, vou dizer para você: nem escuto. 
O quê? Essa bagunceira, revoltada, relaxada com ela? Vou ficar eu aqui ouvindo esse miado de gato no meu ouvido? Vou, não! Uai, por que eu vou? Já sei que é uma bagunceira. Não vou cair nessa arapuca. Vou chegar para ela e conversar: 
- Olhe, minha filha, você está desesperada porque é uma relaxada com você. 
Se ela se zangar comigo e não quiser me ouvir, paciência! Uai, quem vai sofrer é ela. Eu ainda estou dando para ela a verdade. 
- O que você fez com o seu tempo? Ficou fazendo o quê? Educou você? Botou ordem? Tratou de você? 
- Não, eu estava cuidando de filho, de marido, de não sei quem, sei o que lá mais. 

- Olha, minha filha, você é tontona. Não faz o trabalho que precisa fazer com você, depois paga o preço. Agora, quer que eu faça o quê? Bote ordem na sua cabeça? Como um defunto pode botar ordem na sua cabeça? Milagre? Uai, ainda não sou Deus para fazer milagre. Se fosse detentor de todo poder, pode ser que eu pudesse fazer. Mas acho que se nem Deus está fazendo é porque Ele também não pode, pode não, porque Deus faz tudo o que pode pela gente. É a lei do amor. Ele vive na lei do amor. Se Ele não fez é porque não pode. Se Ele lhe deu o poder de fazer e você não fez, Deus não vai se meter, não. O que é Dele, Ele faz.

Calunga, "Tudo pelo Melhor".