Não dê atenção aos cachorros latindo

terça-feira, 18 de janeiro de 2011


Sozinho, atravesso uma pequena vila
um dia escuro de inverno.
Um cão late e late.
Shiki


Estes haikus são tão diferentes de toda maneira de qualquer coisa que tem sido escrita pelo homem em qualquer outro lugar. Superficialmente você verá o que está aqui. A menos que eu lhe dê a chave você não será capaz de compreendê-lo.

Que ele está dizendo? Sozinho, atravesso um vilarejo.... Ele está dizendo: "Sozinho atravesso uma pequena vila da mente. Ela está repleta de pensamentos, mas eu passo sozinho, silenciosamente, sem ficar identificado com os aldeãos da minha mente, toda a multidão. Eu permaneço sozinho mesmo na multidão".
É claro, seu crânio é um lugar minúsculo mas, ainda assim, tão cheio com a multidão, tantas imagens, tantos sonhos, tantas projeções, tantos pensamentos, quase incalculável.
A mente, quando você entra em meditação, torna-se quase como um cão latindo. Ela cria tanto barulho quanto possível para trazê-lo de volta: "Onde você está indo? Você ficou maluco? Deixando a mente e saindo dela? – esse é o caminho da loucura! Apenas volte imediatamente e feche a porta!"
E esse é o caminho do meditador: ficar indiferente a todos os latidos dos cães da mente. É um pequeno vilarejo e há muitos cachorros extraviados, que irão latir para você com grandes argumentos.
Eles darão evidências: "É errado sair da mente. Você nunca ouviu dizer que todo homem que fica louco, enlouquece porque saiu da mente? E para onde você está indo? Fora da mente! Volte logo. Recupere sua inteligência, não a perca".
O mundo inteiro está contra o meditador pois o meditador está se tornando um estranho. Todo mundo está indo para fora e você está indo para dentro. Quando todos estão indo para fora e você está indo para dentro assim você está atingindo a muitas, muitas pessoas e todos ficam zangados: "Onde você está indo? Quando toda a multidão está indo por esse caminho, onde você está indo? Contra a corrente, contra todos nós – você acha que somos loucos?"
Portanto lembre-se: não dê nenhuma atenção aos cachorros latindo. Isso é o que Shiki está dizendo: Sozinho, mova-se em silêncio. Não dê qualquer atenção a ninguém. Cães ou não cães, eles estarão latindo. Essa é a natureza deles.
Osho, "Communism and Zen Fire, Zen Wind".