Mexa-se (4)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Você também precisa pôr na prática as coisas que já sabe. Precisa tirar essa hipnose que você entrou de fazer as coisas sempre iguais. Precisa arrancar, dizer: "Não! Agora as coisas são assim", com firmeza, para você caminhar para a frente, para poder digerir e usar o que aprendeu de melhor. Precisa de cuidado, insistência, atenção, ordem, disciplina. Força com você, no bom sentido. Vê lá se não vai se machucar. 
Ginástica, a gente tem que tomar cuidado para não fazer demais e arrebentar a gente. Tem que ser tudo direitinho, na hora certa. Com disciplina, você vai crescendo os exercícios, os músculos vão melhorando e vai ficando cada vez mais hábil. Mas tudo tem um caminho, uma disciplina. Se você não aceita a disciplina, se está na ilusão de que ser livre é ser anárquico: 
- Ah, porque só faço o que eu quero e se estou com vontade, Calunga. 
- Tá bom, minha filha. Mas não queira o que você não planta. 

Não me venha com a choradeira depois dizendo que não tem. Porque quem quer precisa plantar e quem planta precisa cuidar, senão os bichos comem. Precisa prestar atenção na planta todo dia para ver se ela está indo bem. Precisa de água, de adubo, de sol. Precisa dar uma olhadinha, uma namoradinha todo dia, que ela vai. Sem namoro não vai nada, não, hein, filha. Não estou falando para forçar você, estou falando para namorar. É a persistência, é o carinho, é o cuidado. Cuidado é disciplina. Água precisa, dia sim, dia não, dia sim, dia não. Tem que entrar na disciplina. Se puser dois dias em seguida, ela pega água demais e pode fazer mal para ela. Se pular um dia a mais e ficar três dias sem água, ela pode começar a ter problema. É dia sim, dia não. Depende da receita e depende da planta. Toda planta tem que ter uma disciplina para ficar bem, no melhor dela. 
Ginástica também, minha gente. Tem que ser todo dia um pouquinho, senão não dá resultado. Então, a gente vai e faz um pouquinho e no dia seguinte mais um pouquinho. É todo dia, é cinco vezes por semana. Quando puder e quiser um propósito maior, tem que apertar essas horas. Tem que apertar o tempo, tem que apertar o número de exercícios. Tudo é disciplina: o que você vai comer, o que vai pôr para dentro para não estragar seu corpo, que tipo de alimentação, que tipo de dieta, porque não se pode comer de tudo nesse mundo, não.

Calunga, "Tudo pelo Melhor".