Mexa-se (3)

domingo, 23 de janeiro de 2011

Agora o poder é seu. Você põe ordem ou desordem. O que você quer pôr na cabeça? Põe desordem, preguiça, resistência. Não é cooperativa com sua natureza. A natureza que não se cuida morre que nem planta. As plantações, se não cuidar, não dão nada. Chega na época da colheita, não deu nada. Olhe, minha filha, você que está aí nesse desespero, vamos ficar quieta, parar com esse escândalo todo e considerar: 
- Uai, estou aqui nessa vida confusa, tudo perdido, porque eu também não pus ordem em nada. Quanta porcaria que eu já deveria jogar fora e não joguei. Quanta coisa que eu deveria limpar em mim. Toda semana tenho que fazer um bom trabalho de limpeza comigo: o que vai ficar, o que não vai ficar, as gavetas e os armários que eu tenho que fechar, as coisas que eu passei, mas que acabou, acabou. Não quero ficar com essa impressão, não é verdade? Procurar ver o que quero abrir, onde vou pôr meu pensamento, minha intenção, o que vou fazer com esse sentimento, como vou acreditar na vida, onde vou pôr minha fé, os exercícios interiores, as leituras sadias, as coisas que vou escolher para criar para mim um sistema bem organizado, bem forte para enfrentar meu dia-a-dia. Hein, companheiro, me conte. 

- Eu estou com problema ... 
- Você só sabe ficar com problema. Que problema, meu filho? A vida não tem problema nenhum. A sua cabeça que é problemática, confusa, vê tudo difícil, vê tudo negativo. Que besteira esse negócio de ver tudo negativo! Por que você não corrige isso? 
Corrija tudo isso. Quando começar a ver tudo negativo, diga: 
- Pára! Devo estar vendo tudo torcido. A vida é boa. Ah, não vou ficar vendo as coisas pelo lado pior, não! Vou ficar pelo menos quieto. Se não sei ver pelo lado bom, se tenho medo de me iludir, pelo menos o negativo não vou, não. Prefiro não pensar nada e deixar a situação ir se mostrando para ver o que vou fazer a ficar pensando besteira, seja ilusão do certo ou do errado. Não quero pensar nada. 
Assim, vai dando uma calma. Não precisa adivinhar as coisas. Vocês adivinham, em vez de ver as coisas como são mesmo. Parece que todo mundo tem bolinha de cristal. Em vez de ver de verdade, querem todos imaginar. Uai, a cabeça que imagina demais acaba toda enlouquecida. Imaginação é boa do jeito certo, na hora certa, porque senão, meu filho, é uma faca de dois gumes. Cuidado! Administre melhor essa imaginação. Administre melhor suas escolhas, companheiro. Você é livre para escolher, mas vê lá o que você está escolhendo. Olhe bem claro. Muita calma, que você é delicado. Você é um ser humano, um aparelho complexo e delicado. Vá com jeito, vê lá, porque quem escreve o seu destino é você

Calunga, "Tudo pelo Melhor".