O que é meditação?

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

A meditação começa quando você se separa da mente e toma-se uma testemunha. Esse é o único modo de você se separar de qualquer coisa.
Se você olha para a luz, naturalmente, uma coisa é certa: você não é a luz, você é quem está olhando para ela. Se observa as flores, uma coisa é certa: você não é a flor, é o observador.
Observar é a chave da meditação. Observe a sua mente.
Não faça nada - nenhuma repetição de mantra, nem repetição do nome de Deus - apenas observe o que quer que sua mente esteja fazendo. Não a perturbe, não a evite, não a reprima; não faça coisa alguma. Seja apenas um observador.
O milagre de observar é a meditação. Enquanto você observa, pouco a pouco, a mente se toma vazia de pensamentos; mas você não está adormecendo, está se tornando mais alerta, mais consciente.
Quando a mente ficar totalmente vazia, toda a sua energia se tomará uma chama do despertar. Essa chama é o resultado da meditação. Então você pode dizer que meditação é um outro nome para a observação, o testemunhar, o observar - sem qualquer julgamento, sem qualquer avaliação. Pela observação você de imediato livra-se da mente...
Tudo o que Maharishi Mahesh Yogi e outros como ele estão fazendo é bom, mas eles estão chamando de meditação algo que não é. Eles estão induzindo as pessoas ao erro.
Se fossem sinceros e autênticos e dissessem às pessoas que isso lhes daria saúde mental e física, uma existência mais tranquila, seria mais correto. Mas quando começaram a chamar isso de “meditação transcendental” deram a uma coisa muito trivial um significado máximo que ela não tem.
As pessoas se dedicam à meditação transcendental há anos e, no Oriente, há milhares de anos. Mas isso não as fez conhecerem a si mesmas, e não as tomou Budas Gautamas.
Se você quiser entender exatamente o que é a meditação, Gautama Buda é o primeiro homem que lhe deu a definição certa e precisa: é testemunhar.
Osho, "O Que É Meditação?”.