Padrões de Pensamentos

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Crer é criar
Na verdade, não precisamos nos esforçar e lutar para conquistarmos uma vida digna e próspera. Só precisamos pensar certo. E o que é pensar certo? Calma, lá Não estou dizendo que você está errado. Aliás, você nunca esteve e nunca estará errado, e sim agindo de acordo com seu estágio de evolução. Com isso, quis apenas dar uma sugestão para que você observe como andam seus pensamentos.
Será que você investe em pensamentos benéficos e nutritivos? Será que você acredita em pensamentos que lhe tragam vantagens interiores e consequentemente exteriores? Será que você está com a mente intoxicada de pensamentos negativos que contaminam e comprometem seu desfrute de vida?
Pare de ler um pouco agora e observe quais são as características dominantes de seus pensamentos. Isso é muito importante, porque criamos aquilo que vivemos através dos nossos pensamentos e das nossas crenças. Pensamento é o modo de formatar a energia de crença.
O poder de crer
Nosso caráter é o que somos, ou seja, é o resultado dos nossos pensamentos e atitudes. Somos como um ímã que atrai para nós e para nossas vidas pessoas e situações que se harmonizam com nossos traços marcantes e que repele tudo o que não se afina com eles. A natureza desse ímã é constituída por nós, é nós temos habilidade necessária para modificar esse imã por meio de pensamento.
Acredito que alguns ditos populares têm profunda sabedoria. Vamos relembrar um pouco:
- Quem semeia vento, colhe tempestade.
- Só se colhe o que se planta
- Aqui se faz, aqui se paga.
- Deus dá frio, conforme o cobertor.
- É preciso dar, para receber.
- Cada um tem o que merece.
Embora de formas diferentes, esses provérbios dizem a mesma coisa: só atraímos aquilo que irradiamos, conscientes ou não disso. E nós só podemos irradiar o que emana de nossos pensamentos, das nossas crenças, das nossas sensações.
Neste momento, pare um pouco, preste atenção: você, como um ímã, está atraindo o que na sua vida? Seus pensamentos e sentimentos estão direcionados à crença de que sua vida está dando certo? Ou você acredita mais nas dificuldades e fracassos?
Qualquer que for a resposta, lembre-se de que tudo pode ser mudado tão logo você mude seu modo de pensar. Se quiser, você pode pensar diferente do que sempre pensou e acreditou. Você não precisa pensar como a maioria das pessoas pensa. Não precisa também continuar pensando da forma que lhe ensinaram o que era certo ou errado.
A prosperidade financeira e o sucesso em todos os campos não são difíceis de conseguir, depois que você aprender a fazer uso do poder das crenças. A vida oferece tudo para todos. Não há privilégios no Universo. Cada um retira da abundância universal aquilo que crê.
Visualizar-se como uma pessoa positiva, radiante, segura e feliz, que consegue enxergar o fracasso temporário como degrau que leva ao sucesso duradouro. Dessa forma, você vai desenvolvendo a habilidade de criar pensamentos prósperos e de sucesso, até que essa mentalidade nutritiva seja algo natural em você.
Você é único
De um modo geral, nos habituamos a usar o termo igualdade para designar coisas semelhantes. Fazemos uma observação superficial de determinados objetos e dizemos que são iguais. Duas rosas, por exemplo, podem parecer iguais, mas são somente semelhantes por pertencerem à mesma espécie.
A inteligência Universal é a unidade, constante e diversa, já que não se repete. Desse modo, você é único, é individual. Você é só você. Por esse motivo, não adianta querer se encaixar nos moldes sociais de como você deveria ser. Não adianta também querer ser aquilo que seus pais desejavam que fosse você. Não é preciso se comparar a ninguém, nem querer ser normal.
Quando quer se enquadrar no padrão normal você deixa de ser natural. Você abre mão da ousadia de ser você mesmo, pois as convenções sociais veem isso como orgulho e arrogância. Você passa a não aceitar em sua verdadeira natureza. Quem vai amar uma pessoa que não desenvolveu a auto-estima? Ninguém, nem você mesmo.
A verdade sobre Nós
Foi preciso que a Essência criasse os corpos, para que pudesse se ver. Para entendermos melhor, podemos usar o exemplo do cinema. A câmera de projeção é a essência; você, ou o eu consciente, é o público. Para que você possa ver o filme é necessário que ele seja projetado numa tela. Nossos corpos exercem a função da tela.
A maioria das pessoas nem sempre consulta a essência, o sentir. Vive mais pelos padrões sociais e com isso tem atitudes contrárias ao que a essência quer.
As convenções sociais determinam atitudes artificiais para que nos engajemos em seus jogos neuróticos, mas a essência tem a sua própria verdade. Se você respeitá-la, não terá problemas. Ficar com o seu sentir, traz consequências benéficas, mesmo que intelectualmente você tenha se condicionado a recusar isso num primeiro momento.
Aprendi a não contrariar minha essência, porque toda vez que desafiei essa sabedoria, nada deu certo.
Condicionamentos perniciosos
Quantas vezes você deixou de fazer algo que a sua essência queria, só para agradar os outros? Quantas vezes você quis rejeitar um convite e não o fez para não desagradar um amigo?
Essas perguntas parecem não ter grande importância na nossa vida. Mas, quantas vezes agimos dessa mesma forma na hora de resolver os assuntos mais significativos para nossa felicidade e conseguimos o resultado inverso. Experimente ficar mais em contato com a sua essência. Não aceite os padrões sociais sem sentir se são válidos ou não para você. Tenho certeza de que isso lhe trará uma sensação de bem-estar.
Seguindo esse senso interior, estamos seguindo o verdadeiro bom senso ou o senso do bem. O que é bom para nossa essência, por certo será um bem ao outro, já que nossa essência é a mesma.
Não é meu intento aqui menosprezar as normas sociais do bom convívio, e sim lembrar que temos um sentido interior que deve ser respeitado. Nosso racional influencia nossa escolha, porque está baseado em valores que os outros dizem ser bons para nós. Esses são os valores do senso comum.
Portanto, ser uma pessoa de bom senso é ouvir a voz do seu sentir. Ser uma pessoa guiada pelo senso comum é ser um ser sem sentido. Lembre-se de que todo louco é aquele que age sem bom senso.
Senso comum é sinônimo de normal, ou aquele que age segundo as normas, o que, em última análise, pode ser sinônimo de louco.
Parece que o natural está mais para louco do que para o normal!
O bonzinho
Na verdade, o “bonzinho” sempre age com a intenção de seduzir. Faz tudo para os outros, esperando que lhe retribuíam com o apoio e proteção nas possíveis situações de rejeição. Dentro dele há um enorme vazio, pois ele não se dá valor e vive cheio de problemas e perturbações.
Bondade não é fazer tudo pelo outro, não é uma obrigação. É um ato de generosidade que vem da essência. É a ajuda sem paternalismo, sem temor e sem expectativa.
Se você tiver a coragem de quebrar a regra que lhe manda sempre dizer sim para tudo, se não se preocupar de ficar à margem do padrão considerado como normal, vai estar cada vez melhor consigo mesmo. Marginalizado e solitário você está, quando não está com você.
Muitas vezes, por medo de ficar à margem, você busca a aprovação dos outros, serve cegamente aos outros e se torna manipulável. Estando ligando ao que você sente, ao seu centro, você não se deixa manipular e isso é digno. E é com essa dignidade que você pode direcionar sua vida rumo ao sucesso e à prosperidade.
Luiz Antônio Gasparetto, “Faça Dar Certo - Cap. 2”.