Princípios da prosperidade (5)

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Inveja
Um outro lixo interior que ocupa muito espaço dentro de nós é a inveja, e no ache que deste mal eu não sofro, todos nós sofremos. Inveja é pobreza de auto-apoio, e a todo momento quando gostamos de fazer as famosas comparações.
Inveja é ver a capacidade no outro, que você não consegue ver em si mesmo.
Ao não acreditar em suas capacidades, você inventa uma série de desculpas: não vou conseguir, não posso fazer porque não tenho habilidade; o outro é mais capaz e por isso conseguiu. Desculpas não resolvem a situação.
Aceite a inveja e aprenda a aplaudir o sucesso alheio. Não critique o bem-sucedido, já que a crítica não é o caminho do sucesso. Deixe que seus olhos vejam só o sucesso, a beleza e o que é bom em você e nos outros.
Medo
O medo também ocupa espaço em você. O medo de arriscar age como defesa de algo que você considera perigoso. Quando você teme aquilo que quer realizar, estará caminhando para o fracasso.
Algumas pessoas acreditam que só se tiverem medo e tomarem todas as precauções possíveis, tudo vai dar certo em suas vidas. Esse é o tipo de condicionamento que pode levá-las ao sucesso, mas só se elas realmente tomarem todo o cuidado que acreditam ser necessário.
É a fé que move sua vida. O medo e os rituais míticos são inúteis quando você crê no merecimento.
Arrisque-se, pense na possibilidade de obter um “sim”, porque o “não” você já o tem, não é mesmo?
Em minha experiência pessoal, vejo que nunca perco. Sempre vou para ganhar e se não ganho, analiso todos os fatores para conseguir ganhar da próxima vez. Nunca desisto e por isso sempre ganho.
O que muitos chamam de fracasso, para mim é uma oportunidade de estudo e de mudança de tática rumo ao sucesso. Se ainda não ganhei, é porque não estava pronto mentalmente para o sucesso.
Queixas e preocupações
Queixar é dizer para a vida que as coisas nunca dão certo. É programar a vida para que ela fique emperrada. Por esse motivo, a vida não flui da maneira como deveria e, realmente, nada dá certo. Esse é um círculo vicioso que leva o queixoso a fazer constantes afirmações negativas ao subconsciente e a receber em troca constantes fracassos.
O queixoso está sempre paralisado, não evolui na vida, pois sua crença no fracasso impede que o sucesso o alcance. Se isso acontece com você, troquea queixa pelo bom humor. Ria e brinque até descobrir uma maneira de ajustar a situação que parece inadequada. Nunca deixa uma energia negativa tomar conta de você.
Vaidade
Ainda com relação à limpeza do subconsciente há o lixo da vaidade. A vaidade se instala em nós quando existe a preocupação com a imagem social, com consideração e desconsideração social.
O vaidoso perde muitas chances na vida por medo de se comprometer, pois está preocupado com o que os outros pesam e falam dele. Ele está ligado nos outros e não em si mesmo. Com isso se sente rejeitado e infeliz, porque não faz o que quer por medo de não ser aceito. Ele mantêm uma imagem e nega a si mesmo.
A sua realização só ocorre quando você está com você, sem se preocupar com o que os outros esperam de você. O caminho para uma vida mais próspera é ser você mesmo. Aprenda a se ligar em você, a cultuar o que é bom em você para atrair o melhor em sua vida. As experiências ruins que você já enfrentou já passaram; esqueça-as, não fique enchendo seu subconsciente com padrões negativos.
O mal tem caminhos curtos. Basta acreditar que o bem flui em você e que o sucesso, a beleza, a prosperidade e a solução de problemas são para você. Não acredite em perdas. Se perder hoje, você ganha amanhã. Essa postura é de segurança, de fé total na vida, da educação interior.
Não fique colocando sua atenção nas coisas que faltam em sua vida; concentre-se no que você já tem e valorize e agradeça, assim você estará abrindo portas para a prosperidade.
Saber dar e saber receber
Todos nós temos potencial para materializar riquezas incríveis. Há riquezas para todo mundo, não é preciso tirar nada de ninguém.
Todo bem que você circula, volta multiplicado em sua vida. Se tiver atitudes mesquinhas, a escassez se manifesta em sua vida.
Quando dou algo pelo prazer de dar, sem pensar se amanhã terei compensação, as coisas voltam para mim multiplicadas. O retorno nem sempre vem através da pessoa que ajudei; normalmente, vem de outras pessoas ou daquela que é mais adequada para me dar da maneira que preciso.
Ocorre também do retorno não ser da mesma espécie. Se dou dinheiro, o retorno pode vir na forma de uma oportunidade melhor de trabalho, ou de qualquer outro modo que resulte em lucro financeiro.
Percebi, que existe também uma outra forma de dar, sem paternalismo. É o dar da troca. Quando dou algo para uma pessoa, penso que a vida está fazendo algo por ela através de mim, eu sou o instrumento. Para que a ajuda seja efetiva, peço à pessoa que me ajude em algo. Desse modo, ela mantém sua dignidade, não se sentindo inferior por precisar de auxilio em certo momento de sua vida, trocamos trabalho.
A ideia de que os bens precisam circular é bem antiga. Jesus se referiu a ela quando disse “aquele que tem, mais será acrescentado e para aquele que nada tem, tudo será tirado.” Quando você dá, recebe mais, porque é generoso no sentido de acreditar que pode fazer sua riqueza circular, sabendo que ela não fará falta e será multiplicada.
A maledicência
A maledicência é, sem sombra de dúvidas, o pior e mais perigoso tipo de lixo psicológico.
Falar mal dos outros, desenvolver o hábito de criticar constantemente pessoas ou situações são atitudes que trazem, para quem as pratica, duas consequências: a primeira, é o acúmulo de ódio e negativismo inúteis, pois em nada melhoram o mundo. A segunda, talvez a pior, é que essas atitudes se tornam programas que o subconsciente adota para a vida das pessoas que agem assim.
Quando você dá uma de justiceiro e critica a atitude dos outros, pense bem se já não cometeu erros semelhantes. Quando você diz qualquer coisa que comece com “tem gente que não se manca...” com certeza, você ainda vai dar uma porção de mancadas iguais. Quem fala mal da vida sexual dos outros, se ainda não tem problemas nessa área, em breve terá.
Cuidado! Veja lá onde você coloca a sua atenção e emoção, pois o seu subconsciente acaba assumindo como importante tudo o que você valorizou.
Para se livrar desse tão terrível hábito, o melhor é aprender a não ser intrometido. Comece a usar a expressão: “EU NÃO TENHO NADA COM ISSO” pelo menos umas 50 vezes por dia, durante uma semana, com a rigidez de um general. Caso contrário, eu não vejo possibilidade de você realizar seus planos de vida.
Drama
A pessoa dramática cultiva as desgraças e colhe desgraças. Gosta de curtir desespero, ansiedade, aflição, medo, agressividade. Envolve-se sempre com os dramas alheios, tomando partido e complicando a própria vida.
Uma das características dos milionários é a indiferença a tudo que é dramático. Por isso, são chamados de indiferentes e frios pelas pessoas vitimescas e dramáticas. Elas confundem equilíbrio emocional com frieza.
Quem é dramático já espera o pior, e essa certeza do pior faz acontecê-lo em sua vida. Vacine-se contra esse mal. Use o bom humor, aprenda a rir da vida. Discipline as suas observações. Cheque várias vezes antes de assumir uma opinião. Conte suas histórias com um certo rigor aos fatos, cuidando sempre para que você não se coloque em posição do “pobre de mim”. 
Luiz Antônio Gasparetto, "Faça Dar Certo - Cap. 3".