Meditação Nadabrahma

quarta-feira, 16 de maio de 2012

A MEDITAÇÃO Nadabrahma é uma meditação baseada em mantras, e os mantras são um dos caminhos com maior potencial para quem deseja meditar. Essa meditação é muito simples, porém eficaz.
Quando a meditação é executada da maneira correta, todo o seu cérebro começa a vibrar fortemente, assim como seu corpo. E quando seu corpo vibra enquanto sua mente canta, ambos entram em sintonia. Surge então uma harmonia, em geral ausente, entre os dois.
Sua mente e seu corpo normalmente trilham caminhos separados. O corpo continua com seus afazeres, o cérebro permanece pensando. O corpo caminha, enquanto a mente trilha caminhos além das estrelas. Eles nunca se encontram, e isso cria uma cisão.
Essa esquizofrenia básica surge porque o corpo e a mente seguem rumos diferentes. E você é o terceiro elemento, dividido entre os dois. Uma metade é puxada pelo corpo, a outra pela mente. O resultado disso é uma grande angústia, a sensação de ser rasgado ao meio.
Quando você medita com um mantra, seja nadabrahma ou qualquer outra forma de cântico, o som daquilo que você canta ressoa dentro de você e o corpo começa a responder. Pode ser qualquer som, até mesmo “abracadabra”. Em algum momento o corpo e a mente estarão indo juntos na mesma direção, pela primeira vez. E, quando corpo e mente estão juntos, você está livre de ambos e não se sente dividido. É então que o terceiro elemento, aquilo que você é de fato — quer você o chame de alma, espírito, atma ou outra coisa qualquer — se sente em paz porque não está sendo puxado em direções opostas.
O corpo e a mente estão tão envolvidos em cantar que o espírito pode separar-se deles muito facilmente, sem ser observado, e pode tornar-se uma testemunha. Pode olhar de fora e ver o jogo que está em andamento. O ritmo do mantra é tão belo que nem a mente nem o corpo se dão conta de que o espírito foi embora, discretamente... Eles não costumam permitir isso facilmente.
Quando estiver praticando a meditação nadabrahma, lembre-se disso: deixe que o corpo e a mente fiquem absolutamente juntos. Você, contudo, tem que se tornar um observador. Saia de ambos, gentilmente, lentamente, pela porta dos fundos, sem brigas, sem esforço.
Este é o sentido da palavra “êxtase”: sair de si. Saia de si mesmo e observe. Você encontrará um estado cheio de paz. Cheio de silêncio, contentamento, uma bênção. Isto é tudo que há por trás dos cânticos, é o motivo pelo qual eles prevaleceram ao longo dos séculos. Nunca houve uma religião que não usasse cânticos e mantras.
Há, contudo, um perigo. É preciso sair. Caso contrário, se você não se tornar um observador, você terá compreendido mal. Se você ficar preso à embriaguez do corpo e da mente, se seu espírito também ficar bêbado, nesse caso os cânticos serão inebriantes, intoxicantes. Serão cantigas de ninar, que lhe trarão um bom sono e nada mais. Funcionarão como tranquilizantes. Isso é bom, e não há nada de errado aí, mas também não há qualquer valor real.
Lembre-se, então, desta cilada, que deve ser evitada: os cânticos são tão bonitos que talvez você queira se perder em meio a eles. Se você se perder, terá aproveitado um ritmo interno, terá sido uma boa experiência da qual você terá gostado, mas terá sido apenas uma droga, uma viagem lisérgica.
Os cânticos provocam mudanças químicas no corpo não muito diferentes daquelas provocadas pela maconha ou pelo LSD. Um dia, quando as pesquisas sobre meditação houverem sido aprofundadas, será descoberto que os cânticos criam mudanças químicas, da mesma forma como o jejum também cria mudanças químicas. Depois do sétimo ou oitavo dia de jejum, a pessoa se sente enormemente alegre, flutuando, muito feliz sem motivo algum, como se um peso houvesse sido removido. Seu corpo está passando por uma mudança química.
Sou contra o LSD, assim como sou contra jejuar. E se os cânticos forem usados como uma droga, também sou contra isso. Você não deve usar o som, o cântico, o mantra, como um elemento para intoxicar seu ser. Deixe que seja um intoxicante para o corpo e a mente, mas saia de dentro deles antes que você seja afetado. Fique de fora e observe. Você verá o corpo balançando, a mente em paz extrema e muito calma. Observe de fora, alerta como uma chama.
Lembre-se: se você dormir, não será meditação. Meditação significa percepção e estado de alerta.
INSTRUÇÕES PARA A MEDITAÇÃO NADABRAHMA
Nadabrahma é uma antiga técnica tibetana, originalmente praticada nas primeiras horas da manhã. Pode ser praticada a qualquer hora do dia, a sós ou acompanhado, mas seu estômago deverá estar vazio e você deverá permanecer inativo durante pelo menos 15 minutos após a meditação. A meditação dura uma hora e tem três estágios. Você recebe junto com este livro um CD para ajudá-lo a meditar.
PRIMEIRO ESTÁGIO: 30 MINUTOS
Sente-se em uma posição relaxada, com seus olhos e seus lábios cerrados. Comece a emitir um som, suficientemente alto para ser percebido por outras pessoas e para criar uma vibração em todo o seu corpo. Se quiser, visualize um vaso ou um tubo vazio, preenchido apenas com as vibrações desse som. Haverá um ponto em que o som continuará por conta própria e você se tornará o ouvinte. Não é necessário fazer nenhuma respiração especial e você pode alterar o tom ou mover seu corpo suave e lentamente caso queira.
SEGUNDO ESTÁGIO: 15 MINUTOS
Este segundo estágio é dividido em duas sessões de sete minutos e meio. Na primeira metade, mova as mãos, palmas para cima, fazendo um movimento circular. Começando no centro do abdômen, cerca de quatro dedos abaixo do umbigo, as duas mãos devem mover- se para a frente e depois separar-se, fazendo dois círculos largos que se espelhem à esquerda e à direita. O movimento deve ser tão lento que em alguns momentos pareça não haver movimento algum. Sinta a energia fluindo de você para o Universo.
Após sete minutos e meio, vire a palma das mãos para baixo e comece a movê-las na direção oposta. Agora, as mãos irão aproximar-se ao chegar perto do centro do abdômen e irão separar-se, fazendo um círculo para fora na direção dos lados do corpo. Sinta a energia entrando em você.
Assim como no primeiro estágio, não reprima eventuais movimentos suaves e lentos do restante do corpo.
TERCEIRO ESTÁGIO: 15 MINUTOS
Sente-se ou deite absolutamente quieto e imóvel.
(Observação importante: ao praticar este estágio ouvindo o CD que acompanha este livro, você perceberá que a terceira faixa do CD é silenciosa, não tocando qualquer música. Ao final dos 15 minutos de silêncio desta faixa, você ouvirá o som de três sinos marcando o final deste estágio.)
NADABRAHMA PARA CASAIS
O casal deve sentar-se de frente um para o outro, ambos cobertos por um lençol e segurando as mãos em posição cruzada.
É melhor não usar nenhuma outra roupa.
Ilumine o quarto apenas com quatro pequenas velas e queime um incenso que deverá ser destinado exclusivamente a essa meditação.
Fechem seus olhos e, juntos, emitam um som durante 30 minutos. Após algum tempo, vocês poderão sentir as energias se encontrarem, se juntarem e se unirem.
OSHO, “Aprendendo a Silenciar a Mente”.