Você 'precisa' de alguém que te dê segurança!?!

terça-feira, 1 de maio de 2012

Eu não chamo de incerteza, chamo de surpresa. Não chamo de insegurança, chamo de liberdade
Não estou aqui para te dar um dogma. Um dogma te dá segurança. Não estou aqui para te fazer uma promessa para o futuro, qualquer promessa para o futuro te dá segurança. Simplesmente estou aqui para que você fique acordado e seja consciente, quer dizer, para que esteja aqui e agora com toda a insegurança que a vida tem, com toda a incerteza que a vida tem, com todo o perigo que a vida tem.
Sei que veio aqui procurando certezas, credos, algum “ismo”, algum local ao que pertencer, alguém em quem confiar. Veio aqui por causa do seu medo. Está procurando uma espécie de bela prisão para poder viver sem consciência.
Eu gostaria de te dar mais insegurança, mais incerteza, porque a vida é assim, Deus é assim. A única forma de responder quando há mais insegurança e perigo é com consciência.
Há duas possibilidades. Ou você fecha os olhos e se torna dogmático: católico, hinduista ou muçulmano... então, transforma-se em um avestruz. Isso não muda sua vida, simplesmente te ‘cega’ para o que você não quer ver. Você torna-se estúpido, torna-se pouco inteligente. Com sua pouca inteligência se sente seguro; todos os idiotas se sentem seguros. De fato, os idiotas se sentem seguros. Um homem realmente vivo sempre se sentirá inseguro. Que segurança pode ter?
A vida não é um processo mecânico, não pode ser segura. É um mistério imprevisível. Ninguém sabe o que vai passar no momento seguinte. Nem sequer Deus, que supõe que está por aí no Sétimo Céu, nem sequer ele —se é que está por aí—, nem sequer ele sabe o que vai acontecer!... Porque se soubesse o que vai acontecer a vida seria falsa, tudo estaria escrito de antemão, e tudo estaria determinado de antemão. Se o futuro não está determinado, como pode saber o que vai ocorrer a seguir? Se Deus soubesse o que ia ocorrer no momento seguinte, a vida só seria um processo mecânico, inerte. Não haveria liberdade, e como pode existir a vida sem liberdade? Não haveria nenhuma possibilidade de crescer, nem de não crescer. Se tudo está destinado de antemão, não haverá glória nem grandeza. Então só existirão robôs.
Não, não há nada seguro. Este é minha mensagem. Não pode haver nada seguro porque uma vida segura é pior que a morte. Não há nada seguro. A vida está cheia de incertezas, cheia de surpresas, essa é sua beleza! Nunca chega a um ponto no que possa dizer: “Agora, estou seguro.” Quando diz que está seguro está proclamando sua morte; você ‘se suicidou’.
A vida continua com mil e uma incertezas. Isso é liberdade. Não o chame insegurança. Posso entender por que a mente chama “insegurança” à liberdade... Você já esteve alguma vez na prisão durante uns meses ou uns anos? Se um prisioneiro estiver alguns anos no cárcere, quando chega o dia de sua liberdade, começa a sentir-se inseguro sobre o futuro. No cárcere todo estava garantido; tudo era uma rotina sem vida. Serviam-lhe a comida, davam-lhe amparo; não tinha medo de passar fome ao dia seguinte e que não houvesse comida; nada disso, tudo estava garantido. Agora, de repente, depois de tantos anos, quando chega o carcereiro e lhe diz: “Agora você será libertado”, ele começa a tremer. Ao sair dos muros da prisão voltará a ter incertezas; terá que voltar a procurar e rebuscar; terá que voltar a viver em liberdade.
A gente fala da liberdade, mas tem medo. E um ser humano não será um ser humano enquanto continua tendo medo à liberdade. Eu dou liberdade a vocês, não lhes dou segurança. Dou compreensão, não lhes dou conhecimento. O conhecimento te dará segurança. Se te der uma fórmula, uma fórmula determinada: que há um Deus, um Espírito Santo e seu único filho, Jesus; que há um Céu e um Inferno, que estas ações estão ‘bem’ e essas estão ‘mau’; se cometer um pecado vai para o Inferno, se fizer o que chamo boas ações irá ao Céu — e acabou!— então, estará seguro. Por isso há tantas pessoas que decidiram ser cristãos, muçulmanos ou jainistas, porque não querem ser livres, querem uma fórmula fixa.
De repente, um homem estava morrendo após sofrer um acidente de carro. Ninguém sabia que ele era judeu, então chamaram um sacerdote católico. O sacerdote se reclinou junto ao homem —o homem já estava ‘quase’ morrendo e o sacerdote disse: — Você crê na Santíssima Trindade: o Pai, o Filho e o Espírito Santo? O homem abriu os olhos e disse: — Eu estou aqui quase morrendo... e ele está brincando de adivinhações!
Quando a morte bater à sua porta, todas as suas convicções não serão mais que absurdas adivinhações. Não se prenda a nenhuma convicção. A vida é incerta, a mesma natureza da vida é a incerteza. E a pessoa inteligente sempre está insegura.
A própria disposição de manter-se na incerteza é coragem. Esta disposição de estar na incerteza é confiança. Uma pessoa inteligente é aquela que permanece alerta em qualquer situação, que responde às situações com todo seu coração. Não é que saiba o que vai ocorrer; não é que saiba, “se fizer isto acontecerá aquilo”. A vida não é uma ciência; não é uma cadeia de causa e efeito. Quando esquenta água até os 100º C, ela evapora, isso é uma certeza. Mas na vida real, não há nada tão seguro como isso.
Cada indivíduo é uma liberdade, uma liberdade desconhecida. É impossível predizê-lo, impossível imaginar-lhe Terá que viver estando ‘acordado’ e com compreensão.
Você vem me ver em busca de conhecimento, quer fórmulas fixas para poder se apegar a elas. Eu não lhe dou isso. Em realidade, se tiver alguma, eu a retiro de você! Pouco a pouco, vou destruindo suas convicções e, pouco a pouco, vou tornado -o cada vez mais indeciso; pouco a pouco vou tornando-o cada vez  mais inseguro. Isso é tudo o que eu faço com você. Isto é a única coisa que um ‘professor’ faz! te deixar completamente livre. Totalmente livre, com todas as possibilidades abertas, sem nada fixo... deixar você totalmente acordado, ele não pode fazer nada mais ‘além’ disso.
Isto é o que chamo de compreensão. Se compreender que a insegurança é uma parte intrínseca à vida, e é bom que seja assim, porque transforma a vida em liberdade, tornando-a em uma surpresa constante. Nunca se sabe o que vai acontecer. A vida o mantém permanentemente maravilhado. 
Não chamo isso de incerteza, mas sim surpresa.
Não chamo isso de insegurança, mas de liberdade.
Não se pode ser sincero sem ser corajoso.
Não se pode ser amoroso sem ser corajoso.
Não se pode confiar sem ser corajoso.
Não se pode investigar a realidade sem ser corajoso portanto,
a coragem vem primeiro e todo o resto vem depois.
OSHO, “Coragem - O Prazer de Viver Perigosamente”.