A Progressão

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Evidentemente, desde o momento em que decide fazer a mudança até obter a prova, existe um período transitório. Vacila-se entre o novo e o velho. Anda-se para trás e para a frente e vice-versa entre “o que era” e “o que gostaria que fosse” ou “o que gostaria de ter”. É um processo normal e natural. Canso de ouvir as pessoas dizer: "Eu já sei isso tudo." Eu pergunto-lhes: "Estão fazendo alguma coisa nesse sentido?" Saber o que fazer e fazê-lo são dois passos diferentes. Leva o seu tempo até se fortalecer no novo sistema de crenças e conseguir dar a volta completa. Até lá é preciso estar vigilante nos seus esforços de mudança.
Muitas pessoas fazem as afirmações duas ou três vezes e desistem. Depois dizem que as afirmações não funcionam, que é uma idiotice, ou coisa sem valor. Temos de conceder-nos algum tempo para realizar a mudança; a mudança requer ação. Tal como eu disse, o que pesa mais é o que você faz depois das afirmações.
À medida que vai atravessando o período de transição, lembre-se sempre de se parabenizar por cada pequeno passo em frente. Não se castigue por um retrocesso, senão a mudança torna-se opressiva. Use todos os instrumentos que tiver à mão para passar do velho sistema para o novo. Certifique-se que a criança dentro de si se sente segura.
Amor é libertar-nos do medo. Ou há amor ou há medo. Se não viermos desse espaço de amor no nossos coração, então estamos afundados no medo e todos esses estados, como o isolamento, a separação, a raiva, a culpa e a solidão fazem parte do síndrome do medo. Queremos evoluir do medo para o amor e atribuir ao amor um lugar cativo em nós.
Há uma variedade imensa de maneiras de mudar. O que faz no seu dia a dia para se sentir bem? Com certeza que não é criticar as outras pessoas ou achar-se uma vítima. Então o que faz? Como experimenta a paz dentro de si e à sua volta? Se não  está fazendo agora, sente-se com vontade de começar? Está disposto a começar a criar harmonia interior e paz?
Uma outra pergunta a fazer é a seguinte: "Será que eu quero mesmo mudar?" Será que prefere continuar queixando-se de tudo o que não tem na sua vida? Será que deseja de verdade criar uma vida muito mais maravilhosa do que a que tem agora? Se quiser mudar, você pode. Se quiser fazer o trabalho que isso implica, poderá mudar a sua vida para melhor. Eu não tenho qualquer poder sobre você e eu não posso fazê-lo por você. Não se esqueça nunca que o poder está em você.
Recorde-se que a manutenção da paz interior ajuda a estabelecer uma ligação com pessoas em paz e com ideias semelhantes às suas que se encontram espalhadas pelo mundo inteiro. A espiritualidade coneta-nos a todos neste planeta ao nível da alma. Este sentido de espiritualidade cósmica que agora começamos a sentir vai mudar o planeta para melhor.
Quando eu falo em espiritualidade, não me refiro forçosamente a religião. As religiões dizem-nos quem amar, como amar e quem é merecedor. Para mim, todos nós somos merecedores de amor e todos somos dignos desse amor. A nossa espiritualidade é a nossa ligação direta com a fonte superior e para esse efeito não necessitamos de intermediários. Comece a ver que a espiritualidade pode ligar-nos a todos no planeta a um nível muito profundo da alma.
Várias vezes ao dia poderá parar e pensar "Com que pessoas é que eu estou me ligando agora?." Faça esta pergunta periodicamente: "Eu acredito realmente nesta condição ou nesta situação?." Pense na questão. Pergunte: "O que é que eu sinto? Será que quero mesmo fazer o que esta gente está  pedindo para eu fazer? Porque é que eu estou fazendo isto?" Examine os seus pensamentos e sentimentos. Seja honesto consigo.
Descubra o que anda pensando e no que acredita. Não viva a vida por rotina, com o piloto automático ligado, com a velha atitude: "E assim que eu sou e isto é o que eu faço." Por que razão o faz? Se não for uma experiência positiva e enriquecedora, descubra qual é a sua origem. Quando é que tudo começou? Agora já sabe o que pode fazer. Ligue-se à Inteligência dentro de você.

Louise L. Hay, “O Poder Está Dentro de Si”.