Espiritualização

domingo, 18 de dezembro de 2011

Completude
Como sabemos que algo vai nos realizar? A realização é um sentimento de completude. Permanecer insatisfeito não é realização. Se você disser olha, eu fiquei satisfeito, mas não me sinto completo, então você não sentiu a realização.
Quando a gente se realiza é nossa Alma se realizando por nosso intermédio. A sensação de realização é um sentir-se maior, de se expandir, pois, o Espírito quando se realiza através da gente, aumenta de tamanho, ou seja, ele sai do mundo das potencialidades e vem para o mundo da consciência, o mundo da realidade. Assim é que a realização tem tudo a ver com a espiritualização.
Sem espiritualização não há realização
O que é espiritualizar-se? É viver na Alma, no Espírito, onde se encontra o plano básico de onde todos os outros planos e dimensões do universo vêm. É o mais profundo, o imutável, é a origem, a fonte, enfim, é a estrutura básica de todo resto.
Por vezes as pessoas não entendem por que apesar de terem conquistado dinheiro, terem filhos saudáveis, terem tido um bom casamento, tudo isso não as preencheu, não lhes deu a sensação de completude e permanecem com a impressão de que lhes faltou algo, ou seja, internamente estão ainda insatisfeitas. Por certo, o motivo é a forma pela qual a mente viu e dirigiu as experiências.
A Alma, nosso aparelho sensor, é que dá o sentido completo a tudo, e o que preenche você é a sensação interior de completude
Sempre que você não estiver conectado com sua Alma, está numa ilusão. Ilusão egoica, ilusão do orgulho. Vem daí a sensação de vazio e cansaço que você sente. Valeu a pena? Nada vale a pena quando se faz fora da sintonia com sua Alma.
Todo sofrimento vem da desconexão com a Alma
O trabalho, os filhos, o dinheiro, não têm nada a ver com seu estado. Tudo é muito bacana e gostoso, vai ser assim se você souber ligar-se a sua Alma e viver isso como uma benção; ao contrário, se você de desconectar dela, viverá tudo como um problema.
Sem espiritualização não há sentido
A vida por si só é desprovida de qualquer sentido. É a gente que dá um sentido para ela. Por isso é muito importante mergulhar na Alma, pois a Alma é só sentido. Buscar um sentido para a vida, na verdade, é se espiritualizar. Lembre-se: sem espiritualização não há realização.
A espiritualidade é uma necessidade inata do ser humano, independente da religião. O espiritual transcende a religiosidade. Religiosidade é a prática do espiritual de acordo com os ritos e regras peculiares a determinada religião, enquanto que o espiritual é a essência
O processo de espiritualização é um processo psicoespiritual, e não um processo religioso
A espiritualidade cuida da essência. Entrar no Espírito é entrar na Essência daquilo que não tem a ver com religiosidade.
Tudo tem um nível espiritual e perceber, sentir o nível espiritual das coisas é espiritualizar-se. Assim, existe o Espírito da aventura, o Espírito do sexo, o Espírito da empresa, o Espírito da maternidade, o Espírito da fraternidade, o Espírito do dinheiro. O que é o Espírito do dinheiro? É a ideia básica do que ele representa, que vai além de um simples papel ou moeda. É algo representativo de valores, de aspectos sociais, que facilita as trocas, desenvolvendo o comércio e promovendo o progresso.
Meditação
Uma das formas mais eficientes de se espiritualizar é através da meditação. Nada, nada, realmente nada, tem tanta importância. No estado meditativo a gente sai do nível superficial do mental e se eleva para o nível mais profundo, e espiritual. Daí a sensação de neutralidade com relação aos fatos e às pessoas, pois a Alma, devido ao seu caráter impessoal, anula as emoções apaixonadas do mental egoico. O que acontece, na verdade, é que, quando a Alma se conecta com o EU Superior, nossas ilusões, o lado humano cheio de emoções, as diferenças, os preconceitos, os ressentimentos desaparecem.
Na meditação, a Alma, como um grande aparelho sensor que é, liberada das ilusões mentais, percebe a Essência de todas as coisas, num contexto completamente novo. Ela tem o poder de penetrar e captar o sentido espiritual de tudo, o Essencial. Nesse estado, nós não somos afetados pelas pessoas e seus atos, mas percebemos a situação em sua profundidade. Então, não interessa se o pai é o pai, se a mãe é a mãe, o que as pessoas representam para nós. O erro é o erro, o certo é o certo, a pessoa é a pessoa, tudo é impessoal. SER IMPESSOAL é transcender as paixões e os papéis que cada um representa, para   ver o real, o verdadeiro.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz de das Sombras”.