O que queremos é nos realizar

quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Não existe ser humano na face da Terra que não esteja buscando a felicidade. 
E o que é a felicidade? 
A felicidade consiste na habilidade de ser feliz.
Se você não desenvolver tal habilidade, o máximo que vai conseguir são satisfações esporádicas e passageiras. Assim, a felicidade vai depender totalmente da sua mente. Se não tiver uma cabeça ‘legal’ não vai ser feliz.
A Alma sente, o aparelho mental pensa. A Alma responde de acordo com o agir da mente. 
A infelicidade é uma doença mental que precisa ser tratada, uma vez que ela decorre da necessidade de se ter uma mente sã.
Sem dúvida que qualquer que seja o nível de satisfação, será bem-vinda. No entanto, para ser chamada de vida satisfatória, feliz, a satisfação precisa necessariamente de um nível mais profundo e duradouro. Há dois níveis de satisfação: a pequena, que é superficial e efêmera, e a grande, que é profunda e duradoura. É essa última que chamamos de felicidade. Nesse nível a satisfação tem uma denominação muito especial. O nome dela é REALIZAÇÃO.
Realizar e realizar-se
O que precisamos fazer para nos realizarmos? 
Primeiramente, realizar diz respeito à capacidade de tornar real, de materializar, e qualquer um pode desenvolver essa capacidade, enquanto que REALIZAR-SE é muito mais que isso. É algo específico. É aquilo que está nos anseios da Alma, um ponto referencial interior.
Realização é a concretização dos anseios da Alma
A Alma expressa-se por meio de anseios, o que é diferente de desejo. Desejo é coisa do mental, do nosso ego. Anseio é um impulso da Alma de querer certas coisas para se sentir completa. Os anseios são fatos, situações que a Alma quer passar, viver, realizar com você para que ela produza as melhores sensações possíveis. Todavia, você precisa ajudá-la a produzir essas sensações. Ante qualquer pensamento, a Alma reage.
Todas as reações ruins no peito, são coisas que não se enquadram na realização da Alma. Tudo aquilo que faz com que você sinta bem-estar, na verdade e a Alma dizendo que está tudo bem e tem a ver com ela. As boas sensações são frutos da sua Alma. Dessa forma, a Alma sendo plena de sensos, é um aparelho que serve de guia.
Nada alegra tanto a Alma como o investimento em sua individualidade, e desenvolvê-la é investir na sua realização.
Quando você está com sensações ruins no peito é porque as atividades nos seu aparelho mental não estão em concordância com a Alma, e ela avisa-o disso apresentando sensações deseagradáveis, como por exemplo ansiedade, angústia, pena, dó, dor de culpa, de ressentimento,de inveja, de vingança e de arrependimento.
Desejos do mental e anseios da Alma
O desejo é uma leitura, geralmente iludida, de que algo vai produzir um resultado satisfatório. O anseio é um impulso da Alma em querer algo que a faça realizar-se. Por exemplo, vamos supor que você esteja sentindo solidão e procura alguém para curá-la. Ou seja, você tem o desejo de ter alguém para viver melhor. No entanto, a pessoa chega a sua vida e a solidão continua. Isso acontece porque se trata de uma interpretação errônea do que sua Alma realmente precisa. Sua Alma não precisa da companhia do outro, mas da sua própria companhia. Só sua companhia o completa.
Somente sua companhia o completa e o realiza
Não significa que você deva viver sozinho. Ao contrário. As boas companhias, os bons relacionamentos são indicativos de prosperidade. Significa que, ao investir em sua companhia, você se sentirá completo, realizado, uma pessoa plena. Quem não deseja viver com uma pessoa com tais características? Esse é um anseio da Alma.
Perfeição um propósito da Alma
Missão espiritual é investir nos anseios da Alma, por conseguinte, construir uma vida perfeita, organizada, de acordo com sua particularidade. Ter uma vida organizada é ter a perfeição da natureza. A natureza tem uma perfeição única. Seguindo essa perfeição, você consegue atuar em sintonia com os padrões da natureza, gerando harmonia. Então você está realmente cumprindo a razão do seu existir. O meu perfeito é diferente do seu perfeito. Seguir a perfeição da natureza é seguir sua individualidade. Por ser perfeição única, a individualidade é uma imposição da natureza. Daí que o que há de perfeito para eu realizar só serve para mim, portando, é diferente do que serve para você. O perfeito é sempre pleno, satisfatório, o mais profundamente realizador. A Alma foi gerada para fazer o perfeito. Ela só fica feliz assim e, obviamente, qualquer felicidade é fruto de uma ação perfeita, realizadora. Então, quando você se realiza, saberá que teve uma ação perfeita. Eis o propósito de todo o Universo.
A realização é a medida de que está usando tudo de maneira a criar exatamente o que sua Essência Divina, por intermédio da Alma, quer que você crie.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.