Realidade e experiências

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Quando afirmamos que a realidade é boa, queremos dizer que a vida é boa, a menos que a pessoa crie ou materialize a negatividade, através das ilusões. Nesse caso, não é a realidade que é ruim, mas a experiência pela qual alguém está passando é ruim. Chamamos de realidade as experiências focadas nos sensos da Alma e não nos seis sentidos, que são enganosos por permitirem a interferência do mental, desorientado do Alma em função de ideologias, criando ilusões, fazendo com que enxerguemos um mundo deformado.
A realidade é um estado que a Alma domina e determina
Dessa forma, se a pessoa segue os parâmetros da Alma, a realidade se apresenta absolutamente maravilhosa.
Só dentro da realidade o Espírito pode tomar totalmente nosso Corpo. A realidade é uma perfeição do Espírito. O Espírito Uno a faz maravilhosa, só que não a percebemos assim, porque estamos cheios de ilusão que fazem que a enxerguemos distorcida e caótica. Enquanto não estabilizarmos o mental, por intermédio da disciplina para que os estados do Espírito possam se mostrar, não perceberemos como ela realmente é: maravilhosa. O ser iluminado vive na realidade verdadeira.
O choque do ideal com o real
A realidade não é dura nem cruel, mas o resultado proveniente do ideal que VOCÊ imaginou. O que o faz sofrer, o real ou o ideal fantasioso? A realidade é boa, é ela que nos possibilita a realização. Você está magoado porque a pessoa não agiu conforme você idealizou. “Ah, eu não esperava isso de você!” De quem é a culpa? Da realidade ou da fantasia? AS PESSOAS SÃO O QUE SÃO, NÃO O QUE VOCÊ IDEALIZA. Você está se machucando porque não está lidando bem com a realidade. OU melhor, está fora da realidade, alimentando ilusões. Você não aceita porque NÃO SABE VER. Sempre vê os fatos distorcidos, logo, a realidade o choca. “Ah, eu queria o bem dela!” Não, você não queria o bem coisa nenhuma. Você queria uma ideologia, uma fantasia e SUA fantasia é uma concepção isolada da Natureza, porque ela tem planos diferenciados para cada ser humano. Do idealizado ilusório é que surgem as revoltas: “não, essa Vida não persta; o mundo está perdido; a Vida é injusta; só acontece comigo.”
TODA vez que você se sentir decepcionado, frustrado, magoado, ressentido, desapontado é porque a ideologia fantasiosa se chocou com a realidade
É preciso disciplinar as fantasias
É fundamental que controlemos nossas fantasias, no sentido de pararmos para OBSERVAR COMO É a Natureza, que ela tem propósitos individuais para cada um. Só assim perceberemos que a realidade é boa. A Moderna Metafísica e a Espiritualidade Independente procura entender os princípios da Vida por meio de observações cotidianas e sistemáticas da realidade, da vida, dos seres humanos. 
A Natureza tem seu próprio agir, seu próprio caminhar explícito na realidade. É tarefa nossa esforçarmo-nos para compreendê-la e não nos revoltarmos só porque fantasiamos, idealizamos que seria bom se fosse desta ou daquela maneira. A realidade não está errada só porque não atende a nossas expectativas. Na verdade, o que precisamos é de disciplina mental, por onde circulam as fantasias, da mesma forma que a disciplina científica, para que possamos nos relacionar com os fatos e situações de maneira melhor.
Aprenda a viver sem expectativas
O mundo exterior está como pode estar. Os fatos acontecem como podem acontecer. As pessoas agem conforme seu grau de inteligência. E quando o mundo, os fatos, as pessoas não agem conforme o seu interesse? O problema não é deles, MAS SEU. Você está na sintonia deles. NADA NEM NINGUÉM TEM O PODER DE INTERFERIR NA SUA VIDA SE VOCÊ NÃO PERMITIR, SE VOCÊ NÃO LHE DER ESSE PODER.
Quando você responsabiliza algo ou alguém pelo que de bom ou de ruim acontece em sua vida, está submisso a eles. Se você idealizar, imaginar como devem agir consigo, geralmente o resultado será decepcionante e frustrante. Na sua mente está registrado: “espero que aconteça desta ou daquela maneira”. Em função disso, cria uma série de expectativas. Porém, não temos domínio sobre os acontecimentos externos, MAS sobre as coisas DE DENTRO sim. É DENTRO DA GENTE QUE O TRABALHO TEM DE SER FEITO, não devemos força a barra para que os outros ajam conforme nossos interesses. Isso é impossível. NINGUÉM CONSEGUE MUDAR NINGUÉM.
Quando uma pessoa lhe causa desapontamento, com já vimos, por trás existe uma ideologia a respeito de como ela deveria agir para o satisfazer. E toda vez que você constrói uma ideologia, vêm a reboque as expectativas, e essas, por sua vez, redundam em frustração, desilusão, desapontamento e provocam mágoa.
Ao acontecer um fato semelhante, procure, interiormente, RESPONSABILIZAR-SE pelo ocorrido. Saiba que se o que esperava da pessoa e as consequências dolorosas foram frutos de SUA ideologia. Entenda que a pessoa é responsável pelos atos e pelas consequências deles, assim como você é pelos SEUS. Sucederá, então, que não mais sentirá raiva daquela pessoa. Ao contrário, experimentará compaixão, um grande alívio, uma sensação de poder e domínio. Com o tempo, VOCÊ NÃO ATRAIRÁ PARA SUA VIDA PESSOAS QUE O AGRIDEM e, se por acaso as atrair, não mais o atingirão.
APRENDA, pois, A VIVER SEM EXPECTATIVAS. Procure avaliar como seria viver sem ela. Como seria viver SEM ESPERAR NADA das pessoas? Não há necessidade nenhuma de esperar algo de ninguém. Quando acontecer você verá COMO proceder.  Pense nisso. Perceba como alivia. NÃO DEDUZA NADA SEM ANTES OBSERVAR BEM. Dê tempo para familiarizar-se com as coisas, com as pessoas, sabendo que tudo tem muitos lados. DISCIPLINE SEU APARELHO MENTAL para não ficar achando sem fundamentos. VERIFIQUE as situações EM VEZ DE SUPOR.  Investigue, não creia, permanecendo no real. Não escute o que a pessoa está dizendo.
Pratique a arte da DESCONFIANÇA SÁBIA indo além das aparências, porque em geral as situações já vêm mascaradas, já vêm prontas num pacote, completamente distorcidas em função de ideologias. Assim, você estará preparado para o que der e vier, as pessoas e fatos serão sempre uma aventura, uma descoberta, e conseguirá penetrar mais fundo na natureza das coisas. Então, perceberá o quanto a Natureza tem coisas maravilhosas para você e como a realidade é boa.
O que move a ideologia?
A ideia que faço DO BOM PARA MIM é que move a ideologia. Por isso que é uma fantasia. Idealizar é fantasiar o que poderá acontecer. “Será bom PARA MIM SE acontecer desse jeito!”. O MAIS GRAVE É QUE ACREDITAMOS que a fantasia É REAL e passamos a viver nela. Por exemplo, quando vemos uma pessoa vestida com uma roupa que lhe caiu bem, imediatamente queremos pôr a mesma roupa, e quando a vestimos notamos que não ficou tão bem. A fantasia do que era bom transformou-se em frustração. É que esquecemos que cada um é original, que cada um tem uma estrutura própria, que cada um tem um plano natural, muito maior, muito melhor imposto pela Natureza. Por causa disso a comparação é MUITO nociva. SE A NATUREZA NÃO SE REPETE, SE A NATUREZA ABOMINA A MESMICE, SE A NATUREZA É ÚNICA E ORIGINAL EM CADA SER HUMANO, POR QUE RAZÃO TEREMOS QUE COMPARAR? Cada ser humano, cada fato, cada coisa, cada situação é incomparável.
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.