Mente evoluída

sábado, 17 de dezembro de 2011

Para ser feliz, realizado, é preciso ter uma cabeça boa para lidar com as conquistas. Você é feliz com as coisas que tem? Ah, está esperando adquirir outras coisas, ou resolver determinadas situações em sua vida para sentir-se feliz? Sinto muito, mas você não vai ser feliz nunca, porque você não tem uma mente evoluída. É que na hipótese de ocorrer tudo o que você acha que lhe trará felicidade, levará consigo o mesmo raciocínio de hoje, contaminando suas eventuais conquistas.
A hora de se sentir feliz É AGORA, e então seu caminho se abrirá para novas conquistas de forma satisfatória e realizadora, naturalmente. Assim, à medida que você desenvolve a habilidade de ser feliz HOJE, com as coisas que tem, mais conquistas virão, de maneira cada vez mais fácil, e mais realizações experimentará. De que vale um jardim de rosas se você não tiver uma mente aberta para perceber essa beleza? Desenvolva a sabedoria de saborear com a Alma as coisas que tem.
Saborear com a Alma
Muitas pessoas não sabem apreciar o que têm. Vivem querendo, querendo, querendo. Caso conquistem algo, partem logo para o próximo querer sem desfrutar do que conseguiram. Sabe aquela criança abarrotada de brinquedos que não sabe mais onde guardar? Essa criança não valoriza a todos os presentes. Pega um, dá uma olhada, põe de lado e vai para o próximo. Quando ela  quer realmente brincar e curtir um presente, vai buscar aquela boneca surrada de tanto tempo ou aquele carrinho simples que o acompanha desde os primeiros anos de vida.
As pessoas em geral agem da mesma forma que as crianças. Ao menos as crianças em algo para curtir, apreciar. Muitos desejam, desejam, desejam. Quando o desejo pega e eles o seguem, deixam de funcionar com a Alma e então não se realizam porque também não apreciam com a Alma. A Alma tem todos os sensos, é nosso aparelho sensório. É a única capaz de sentir a realização, de sentir todas as coisas, à maneira dela. É a Alma que dá sentido às coisas, ao próprio modo dela, que é perfeita. Se a pessoa não souber apreciar o que tem, estará fadada ao tédio e à depressão, porque quem não aprecia com a Alma sofre ou vai sofrer desses males.
Apreciar é saborear com a Alma. As crianças fazem isso com maestria. O que elas saboreiam, saboreiam com a Alma. É por isso que uma criança fica horas a fio brincando sozinha. Naqueles momentos ela, sua Alma e os brinquedos formam um mundo completo.
A realização tem a ver com o sentir com a Alma, apreciar com a Alma, saborear com a Alma. Com se aprecia uma pessoa, um livro, uma obra, uma comida! Com a Alma.
Saborear com a Alma traz realização as pessoas
Ter uma cabeça boa é ter uma mente sem dramas, sem ilusões, sem preconceitos, sem morbidez.
O pior inimigo das realizações da Alma é a dramatização
Tudo o que se expressa por meio de você passa necessariamente pelo crivo do aparelho mental. A Alma reage de acordo com a mente. O que você sente é a reação da Alma segundo o que você pensa. Se você cultiva bons pensamentos, a Alma fica feliz. Se você se deixa levar por maus pensamentos, não vai produzir felicidade. Tudo depende da mente.
Uma mente evoluída produz bons pensamentos, e provocam na Alma reações felizes
A dramaticidade
Geralmente as pessoas trabalham para ganhar dinheiro e assim poder comprar a casa própria. E se você parar e perguntar: por que eu quero uma casa própria? Pode ser que a Alma não queira a casa. Você é que está pondo na cabeça que quando tiver a casa vai escapar do aluguel, devido ao drama que faz ao pagá-lo. E se você olhar para o aluguel de forma diferente, com outro ponto de vista? Ou então você deseja um tipo de casa em determinado lugar, enquanto a Alma anseia por outro tipo, em local diferente.
Assim, existe o desejo que é a interpretação do que vai fazer você feliz e existe o anseio da Alma, que é o que vai realmente trazer-lhe a realização. Se você parar e perguntar para aquela pessoa que está aí dentro de você o que realmente ela quer, ela vai dizer que quer se sentir assim. Mas, será mesmo que aquilo que você pensa é o que vai fazê-la sentir-se como ela quer? Será  que é eficiente? Como saber se é eficiente?
Na verdade, há uma grande confusão quando a pessoa não para, permitindo-se sentir. Ela não vê claramente o que quer. A questão é que a pessoa é dramática. Na verdade, o que era aquele anseio no começo?
Não importe o que a pessoa conquiste, sempre encontrará problemas, porque ela é dramática. O drama é que machuca!
Procure, então, pensar, ir mais fundo para notar o que essa pessoa aí dentro de você quer para estar bem, para sentir-se realizada.
Não é toda satisfação que provoca a realização
Tudo depende do ponto de vista
Nossa Alma é polivalente. Ela tem interesse em milhões de coisas na vida, enquanto que nossa cabeça é extremamente seletiva, implicante, preconceituosa.
Tudo depende do ponto de vista. TUDO É NEUTRO. As coisas são neutras. De como as vemos é que vai depender o significado, o tipo de experiência que teremos naquilo. DEPENDE DE COMO VOCÊ VÊ. 
Luiz Gasparetto, “Revelação da Luz e das Sombras”.