Responsabilidade é poder, não obrigação

quinta-feira, 15 de julho de 2010

A gente faz muita confusão com a palavra responsabilidade. O povo vem com essa cara de sofredor, de carregador de cruz, dizer que isso é responsabilidade, que sofrimento é responsabilidade. 
- Olhe, minha filha, não estou acreditando nesse negócio de responsabilidade de vocês, não. Não venha com essa conversa para cima de mim de que você é uma pessoa responsável, sacrificiosa e lutadora. 
Vocês estão usando a palavra de forma errada. Isso é para esconder, na verdade, esse negócio de ser mandão, autoritário, ruim, de ser patrão com você, com todo mundo. Você é cheio de sacrifício, cheio de preconceito na cabeça, porque você é guerreiro, lutador, competidor, briguento e encrenqueiro. 
- Ah, sou uma pessoa responsável, Calunga. 
- Uai, minha filha, se você chama isso de responsabilidade, eu prefiro que você seja irresponsável. Pelo amor de Deus, me seja irresponsável! Você vai ver como conserta a sua vida. 
Vocês fazem da vida um sofrimento na cabeça, gente. E dizem que isso é certo? Estão sofrendo e a dor não basta para dizer que está tudo errado? 
- Ah, Calunga, mas você acha que agora vou ser uma irresponsável, uma vagabunda? 
- Pois seja! Se esse é o nome que você dá para ser uma pessoa solta, livre, que aceita a vida como ela é, então seja vagabunda e irresponsável, porque aí vai ser a sua cura. 
Vocês fazem uma confusão de nomes. Não, minha filha, isso é obrigação, é autoritarismo. Responsabilidade não é isso não, minha gente. 
Responsabilidade é a consciência
Do próprio ato e das
Consequências de cada ato.
Responsabilidade é poder
E não obrigação.
É o poder que a gente tem de criar a vida da gente de uma forma ou de outra. Vocês falam tudo errado. Depois, ficam com essas conversas de medo de largar tudo na mão de Deus. Todos covardes, mas o preço da covardia é a dor e a solidão, a doença que o deixa preso na impotência para você ver que não é nada. 
- Ah, minha filha, a vida ensina! Eu fico quietinho, só olhando o pessoal sofrer quieto, aprendendo. Digo para mim: "Olhe, Calunga, aprenda bem, pois a vida ensina através de cada um que você encontra na frente. Olhe o caso de cada um, observe, pois se você tiver olhos e inteligência para ver, não vai precisar sofrer para aprender".

Calunga, "Tudo pelo Melhor".