Se nós colocamos defeito, nós somos imperfeitos...

domingo, 25 de julho de 2010



José Datrino, mais conhecido como “Profeta Gentileza”, percorreu durante 35 anos as ruas pregando a gentileza e suas virtudes. Muitos o chamavam de louco, e a estes sempre respondia: "Sou maluco para te amar e louco para te salvar".


E assim o Profeta Gentileza foi traçando sua história em cada rua, em cada esquina, em cada caminho que trilhava.

Gentileza fez das pinturas nas pilastras do Viaduto do Caju, no Rio de Janeiro, o espaço para suas mensagens de paz e também de alerta sobre o capitalismo, que era ironicamente chamado por ele de “capetalismo”, um dos maiores males da humanidade. 

Ele utilizava-se de uma escada para pintar as mensagens na "altura certa" para que, segundo ele, as pessoas que estivessem sentadas nos ônibus, chegando ou partindo, pudessem ler o que estava escrito e  fossem "tocadas" pelas palavras Daquele que a todos ama. 

A partir de 1993, já com a saúde bastante debilitada em função de uma queda, que fraturou-lhe a perna, Gentileza não possuía as mesmas condições físicas para circular pela cidade. Sua voz se fazia ouvir através das recordações e das Pilastras do Caju.

No início do ano de 1996, Gentileza resolve voltar à cidade de Mirandópolis. No dia 29 de maio de 1996 morre o Profeta Gentileza.

José Datrino
Cafelândia, São Paulo, 11 de abril de 1917.
Mirandópolis, São Paulo, 28 de maio de 1996.

O chamado Profeta Gentileza VIVE, eternamente, no coração de todos aqueles que tocou... 
“GENTILEZA GERA GENTILEZA”
 “AMORRR, PAZ, NATUREZA”.


Material pesquisado na Internet.