Nada "Tem - Que"

quarta-feira, 9 de março de 2011

"A gente precisa, de vez em quando, rever as coisas em que acredita. Muitas são válidas, mas boa parte não é não...

A gente se acostuma a pensar de um jeito. Enquanto o nosso tipo de vida cabe no que a gente acredita, a gente vai tocando. Vai vivendo naquelas ideias. Mas chega um dia que todo mundo percebe que precisa alargar a visão, porque precisa se desenvolver como Espírito e como pessoa, e é fundamental rever as crenças que nós temos.

Uma coisa que os espíritas dizem muito é: Eu TENHO QUE melhorar. As mulheres que fazem curso de autoestima, dizem: - Agora, eu TENHO QUE me amar. E outras dizem: Eu TENHO QUE cumprir meu carma, senão depois eu TENHO QUE voltar e fazer tudo de novo.

Nada "tem - que". Tem que voltar coisa nenhuma, porque o Espírito não volta! Ele segue sempre pra frente, na aventura do autoconhecimento. Se alguns se repetem, é porque eles acreditam na repetição. Mas ninguém TEM QUE voltar aqui com a mesma pessoa e fazer a mesma coisa que deixou de fazer antes.

Não existe “TEM - QUE”. O que existe é aquilo que faz você se sentir melhor
E essa conversa de ter que melhorar? Eu não tenho que melhorar, não, senhora! Quem fica botando “TEM - QUE” é a cabeça, fazendo pressão em cima do comportamento das pessoa. Essa conversa de ter que melhorar quer dizer que está ruim. E eu não estou ruim, coisa nenhuma, porque eu estou naturalmente melhorando. É impossível não estar melhorando, neste universo - isso é da Natureza. Percebe a diferença?

Quando eu digo: - Tenho que melhorar - minha cabeça me faz sentir pior. Porque ela está me dizendo: - Eu sou um ruim. Eu faço muita coisa errada. E vem aquela obrigação de ser melhor, e você faz o que nem está em você, mas não melhorou coisa nenhuma. É falsa melhoria. Agora, quando eu digo: - Estou naturalmente melhorando - isso é relaxante, é confortador. Faz eu me sentir melhor.

É importante vocês entenderem isso: se a cabeça não deixa você se sentir melhor, é porque a cabeça está errada. E ponto final. Aí vem aquelas que ficam dizendo: - Eu TENHO QUE me amar. 
Está botando condição pra se amar, não está se amado. Não se aceita, porque TEM QUE ser diferente. Do jeito que eu estou agora não está bom, então eu TENHO QUE fazer alguma coisa... Tem, nada! Ninguém tem que coisa nenhuma, isso é fantasia da cabeça.

Deus dispõe as condições da sua vida pra pessoa que você é, não pra pessoa que você pensa que TEM QUE ser. Você não tem que ser nada mais do que já é pra resolver todos os seus problemas e dar conta de todos os seus serviços. O desenvolvimento da sua alma vem de você lidar com as coisas, não é de achar que tem que ser assim ou assado. Só que você vive se matando pra resolver seus problemas, por causa dos “TEM - QUE” que te sugam e te massacram.

- Eu tenho que ir lá resolver. Eu tenho que fazer tal e tal coisa. Se eu não tomar uma atitude, o que vai ser?...
- Dramática!
- Agora: eu já disse tudo.

Mas será que você tem coragem de sair desse drama, desse esconderijo de aparência e conveniência, pra assumir quem você é?"
Calunga/ Rita Foelker.