Deus: uma muleta p/os psicologicamente aleijados

sábado, 22 de outubro de 2011

O conceito de "Deus, o Pai" é útil?
Não é coincidência que as religiões chamem Deus de "o Pai". Essas são as ideias de pessoas psicologicamente doentes.
Os cristãos chamam seus sacerdotes de "pai". Essas religiões, que chamam Deus de "pai", e as religiões que chamam seus sacerdotes de "pai", em vez de ajudá-lo a sair da sua patologia, da sua doença, ajudam você a ficar mais doente, mais patológico. Todo o negócio deles depende da sua doença.
É muito estranho que Deus, que nem mesmo é casado, seja chamado de "pai", e os sacerdotes, que nem mesmo são casados, que não têm filhos, sejam chamados de "pai". Mas eles são chamados de "pai" porque, algum dia, todos vão perder seu pai, e então eles serão os substitutos.
Eles serão pais substitutos, mas também são mortais; assim, qualquer dia podem morrer. Até mesmo o papa pode desaparecer de repente, a qualquer momento. Por isso, as religiões criaram um pai eterno. Pelo menos, Deus ficará sempre com você. E todas as religiões definem Deus como presente em todo lugar: onipresente, todo-poderoso: onipotente e todo conhecedor: onisciente.
Ouvi falar de uma freira que costumava tomar banho de roupa numa banheiro fechado. As outras freiras perceberam que isso parecia ser algum tipo de insanidade. Elas perguntaram à freira: "Qual é o problema? Por que você não tira a roupa e toma um bom banho?".
Ela falou: "Como posso fazer isso? Deus está presente em todo o lugar". Mesmo no banheiro, com as portas fechadas, você não está sozinho. Deus parece ser um tipo de abelhudo; por isso, sempre que você fechar a porta do banheiro, olhe ao redor: ele deve estar escondido em algum canto observando o que está acontecendo.
A freira estava logicamente certa porque, se a hipótese da onipresença de Deus for verdadeira, então certamente ele não pode sair do banheiro só porque uma mulher está tomando banho. Ele não pode ser tão cavalheiro assim.
Mesmo que ele estivesse do lado de fora, se a mulher estivesse tomando banho ele entraria no banheiro. Essa freira estava fazendo a coisa absolutamente lógica.
Mas esse Deus é criado apenas para ajudar essas pessoas que estão sempre precisando de uma figura paterna que as proteja, que seja sua segurança, que seja sua conta-corrente. Sem ele, elas ficarão sozinhas nesta vasta existência.
Você carregou a ideia até mesmo aqui, mas eu não posso sustentar a sua patologia. Estou aqui para destruir todos os tipos de doenças psicológicas, para lhe dar um bem-estar espiritual.
Sempre que vejo pessoas que são fixadas - e raramente há pessoas que não são - lembro de crianças nas estações de trem, nos aeroportos, carregando seus ursinhos sujos, fedidos, parecendo italianos, como se estivessem empanturrados com espaguete. Estão se agarrando a eles, não conseguem dormir sem eles; aonde quer que vão, carregam seus ursinhos.
Você também tem seus ursinhos, mas eles não são visíveis. Tudo bem para as crianças, mas as pessoas devem se livrar desse tipo de patologia infantil; devem se tornar mais maduras.
Nenhum católico pode ser maduro, nenhuma pessoa religiosa pode ser madura, porque há sempre o ursinho lá em cima: Deus. Eles não podem viver sem uma hipótese falsa, sem uma mentira.
Mas essa mentira ajuda; ela dá um certo conforto. Buscar conforto ou consolo é permanecer retardado. Saia desse retardamento e torne-se adulto.
Osho, "Religiosidade é Diferente de Religião".