Caridade é a disposição para o bem (2)

domingo, 3 de outubro de 2010

- Ah, Calunga, pelo menos no Natal a gente faz alguma coisa boa para alguém.
- Você pensa que engana quem? Só se for a sua vaidade, pois a vida você não engana, não engana Deus. Está na dívida porque está adiando as oportunidades de aprender a viver melhor. Cada pessoa da família que é encrenqueira está ali para você aprender a lidar e a não ser encrenqueira também.
- Ah, porque a minha sogra é metida. É ciumenta, é ruim ... - Está ali na sua vida para você aprender a lidar. - Ah, porque a minha cunhada é metida. Faz aquela pose, porque é enxerida. Parece que tem o rei na barriga. - Está ali para você aprender a lidar. - Ah, porque meu marido quer isso, eu não quero. Ele é um chato, me amola ... - Está ali para você aprender a lidar. 
Minha filha, largue de ser implicante, largue de ser encrenqueira, porque a vida que você atraiu é essa. E você não vai querer acabar uma perdedora. Me conte se você tem cara de quem quer perder? Então, se você tem um pouco de decência na cara, faça o favor de aquietar, de puxar o breque e começar a refletir:
- Ah, já que vou ter que conviver com ele mesmo, então, vou aprender a levá-Io no bico. Vou aprender a conversar com esse homem, porque também não vou ficar assim feito boba. Tudo é gente! Por que ele não pode gostar de mim? Por que não posso me dar bem com ele? Uai, qualquer pessoa, por pior que seja, tem sempre alguém de quem ela gosta e a quem ela respeita. Então, você vai melhorar um pouco a sua energia para os outros a tratarem bem. Comece daí.

- É mesmo. Sou muito ruim, implicante. Estou querendo ser marruda, ser fortona, ser fortão. Arrumo encrenca por qualquer coisinha. Implico em casa com os filhos, com a esposa.
Uma coisinha que não está boa na comida, o marido já fala mal. Que coisa feia esses homens enjoados. Meu filho, caridade a gente faz o dia inteiro, o ano todo. Não só porque a gente quer ser bom para os outros, mas porque quer viver no reino do amor, da paz. A gente quer viver na luz para ter prosperidade não apenas por fora, mas prosperidade por dentro. A gente quer felicidade, quer tranquilidade mental, quer tranquilidade na saúde. A gente quer uma vida boa. Mas se vocês continuam na rebeldia, não merecem vida boa. Não adianta ficar na queixa. Vocês não são flor que se cheire, por que querem viver no perfume, se vocês estão assim?
Se você quer uma vida melhor, comece a usar o breque. É, minha filha, não tem jeito de ficar nas rezas, nas preces e nas caridades de dar coisinha para pobre, se você continua o mesmo angu encruado. Não dá, não, minha filha! Amor, a gente tem que ter primeiro pela gente. É preciso pensar que eu posso me amar e viver para fazer o melhor. O melhor é eu aprender a desenvolver os meus talentos, o meu charme, meu jeito de lidar com esse povo, porque não vou fugir mesmo. Saio dessa família, caio em outra igual. Não adianta, porque a vida coloca na sua frente tudo aquilo que você precisa: gente igualzinha a você, implicante, fedida, esnobe, gente ruim também, crítica, gente que vai ficar ali como pedra no seu sapato, incomodando, incomodando até você não poder andar direito. 
Se está na sua frente é porque você merece, então abaixe as orelhas, puxe o breque e mude de situação. Comece mudando por dentro de você:
- Não vou encrencar com esse menino hoje.
Você fica o dia inteiro encrencando com o menino. Ele não pode nem encostar, nem sentar, que você já está encrencando. Que inferno! Poupe-se, minha filha. Você também, companheiro. Se a comida não está boa, vá comprar no restaurante e leve para casa. 
Pare de amolar os outros.
O lar é sagrado, é um templo onde a gente tem que exercer o poder da intimidade, do carinho verdadeiro, do verdadeiro sentimento de amor. Eu sei que é difícil. Eu sei que tem empecilhos, que tem gente com problema, com mágoa no coração, sem vontade de cooperar, revoltada, pessoa difícil, encrenqueira. Eu não estou pedindo para você ser uma mártir. Não estou pedindo para você ser um herói. Não é isso. Eu sei que a vida tem muitos desafios no cotidiano. Não estou ignorando a verdade de cada dia, mas sei também que você tem a capacidade de mudar, de espalhar no seu lar uma outra energia e, com tempo e com paciência, semear no seu solo uma semente de frutos muito mais substanciosos.

Precisa parar e brecar, minha filha, porque a vida não lhe trouxe esse mundo que você tem de graça. Ninguém está querendo judiar de você, mas você precisa, no exercício do dia-a-dia, melhorar. A caridade é a vontade do bem. Não importa em que situação, seja diante da lei, seja diante do vizinho, seja diante do feirante, do seu trabalho, de si próprio, há sempre o desejo do melhor.

O melhor é relativo
À capacidade de cada um, 
Pois cada um faz 
O melhor que sabe. 
Mas o melhor pode 
Crescer com a boa vontade.

Calunga, "Tudo pelo Melhor".