A palavra Nirvana

quinta-feira, 7 de outubro de 2010

A menos que você tenha chegado a uma profunda compreensão de si mesmo e da existência, a palavra nirvana criará medo em você. Ela é uma palavra negativa. Literalmente, significa: "apagando a vela".
Gautama Buda usava a palavra para o supremo estado de consciência. Ele poderia ter escolhido uma palavra positiva, e, na Índia, havia muitas palavras positivas para isso: moksha, liberdade, libertação; kaivalya, solitude, absoluta solitude; brahmanubava, a experiência do supremo.
Mas ele escolheu uma estranha palavra, que jamais fora usada nos contextos espirituais: "apagando a vela". Como você pode associá-la à experiência espiritual?
Buda diz que o suposto "eu" de vocês não é nada senão uma chama, que está sendo mantida acesa através dos seus desejos. Quando todos os desejos desaparecem, a vela desaparece. Agora então, a chama não poderá existir nunca mais.
A chama também desaparece dentro do vasto universo, sem deixar nenhum traço atrás de si - você não pode encontrá-la novamente. Ela existe, mas terá se afastado para sempre de qualquer identidade, de qualquer limitação.
Osho, “Além da Psicologia - Discursos no Uruguai”.