Adão

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Adão foi o primeiro homem, não porque ele foi literalmente o primeiro homem — deve ter existido muitos outros antes dele, mas ninguém disse "não".
Assim, a história não pôde registrá-los; eles não tinham ego. E esta é a minha opinião: como Adão podia ter sido o primeiro homem? Deve ter existido milhões antes dele, mas nenhum outro disse "não". Eles não podiam se tornar homens, eles não podiam se tornar ego.
Adão disse "não". É claro que ele sofreu por dizer aquilo; ele foi expulso do jardim do êxtase.
Adão é homem, e todo homem é como Adão. Cada infância é um Jardim do Éden. Cada criança é tão feliz quanto os animais, quanto as árvores.
Você já observou uma criança correndo entre as árvores, correndo na praia? — ela não é ainda um ser humano. Seus olhos ainda são límpidos, mas inconscientes. Ela terá que sair do Jardim do Éden.
Este é o significado da expulsão de Adão do Jardim do Éden — esta criança não faz mais parte do êxtase inconsciente. Ela tem que se tornar consciente comendo a fruta da árvore da sabedoria. Esta criança tem que se tornar um homem.
Não é que Adão foi expulso uma vez, todo Adão tem que ser expulso repetidamente. Toda criança tem que ser expulsa do Jardim de Deus; faz parte do seu crescimento. A dor faz parte do seu amadurecimento. 
Ele tem que perder para obter novamente, obter conscientemente. Este é o seu dever e o seu destino, sua agonia e sua liberdade, e esta é uma questão crucial a ser compreendida pelo homem.
Osho, em “O Livro do Homem”.