Não bote panca

domingo, 15 de agosto de 2010

Quando a gente está querendo fazer panca demais é porque está achando os outros muito importante. Parece que a gente é que está querendo ser importante.
Fica fazendo panca para os olhos dos outros. Então, os outros ficam grandes na nossa cabeça e nos invadem. E a invasão dá cada problema! Tudo o que as pessoas falam nos abala, a energia delas nos pega, judia de nós, porque queremos ser grandões.
Agora, se eu sou uma pessoa simples e não preciso fazer panca, estou tomando posse de mim e os outros não são assim tão importantes. São gente comum e nós ficamos muito à vontade, fazemos as gafes e damos muita risada. E, como nada é muito importante, voce também não se fere. Voce é muito despachado, presente e não dá importância para o que o povo fala.
Quem é simples, tudo o que ganha é um presentão. Quem é metido a gostoso, qualquer presentão é nada. Então, eles não aproveitam nada.
Quanto mais simples você for, mais Deus fica forte em você. Quanto mais metidão, mais Deus apaga. E aí, você fica impotente. Toda forma de impotência na vida, de desânimo, é porque a pessoa quer botar panca.
Ser simples é ser uma pessoa comum, desembaraçada, simplificada, sem orgulho. É ser uma pessoa que não precisa se proteger de nada. Não tem defesa contra nada, porque não precisa. Porque já compreendeu que a melhor defesa é a coragem de seguir em frente. Então, ela vai inteira, rindo na brincadeira. A vida dela é um sucesso.


Calunga, "Um Dedinho de Prosa".