Caridade é a disposição para o bem (3)

domingo, 3 de outubro de 2010

Caridade é a disposição da boa vontade. Se você tem boa vontade com a vida, então é considerado um ser caridoso. O que é um ser caridoso? É aquele que tem a luz no coração, que está semeando o bem, que está fazendo este planeta melhorar a cada dia com a sua colaboração, por menor que seja. É a pessoa que usufrui de uma felicidade interior, de um contentamento diário, de uma alegria diária. É o indivíduo que tem o peito aberto, gostoso, os olhos claros para ver a verdade, os ouvidos bem abertos para escutar todas as coisas e aprender de tudo. Uma pessoa que purifica o seu pensamento, que faz o melhor com inteligência. Precisa puxar pela cabeça, mas não é para ser bobo. Falei para ser bom. Isso que é caridade.
É tudo o que é feito com a disposição do bem, sem querer encrencar, sem querer dizer as verdades na cara do outro, o que vocês logo querem fazer. Mas não dizem na cara porque são covardes, falam pelas costas. Isso é baixaria, coisa de gente de baixo astral. Vocês têm de melhorar o padrão para atrair na vida o melhor, atrair uma melhor oportunidade de serviço, atrair companhias boas encarnadas e desencarnadas, atrair energia do ambiente saudável para o seu negócio, para a sua família, para quem você ama e quer ajudar, para a sua casa, para as máquinas. Pois tudo se quebra nas suas mãos. Fica velho logo, arrebenta. Parece que seu dinheiro some, você ganha, ganha e não dá para nada. Tudo fica miúdo, pobre, mesquinho. Por que você está mesquinho?
- Ah, sabe o que é? É a crise.
Não é, não! O povo anda muito mesquinho, ganancioso. Então vai cair mesmo, porque não se pode viver de ilusão. A gente tem que aprender a viver com mais simplicidade no coração para não ser tão ganancioso e para ter a disposição do bem. 
Se você trabalha, meu filho, o bem é também para o seu cliente. Quando você paga, pague sem choro, sem dor. Faça de boa vontade, que vai ver como as coisas ficam sólidas na sua vida: seu serviço rende, o seu dinheiro aumenta, sua casa se conserva, seu filho fica calmo, as pessoas vêm sempre dar uma cooperação, porque você atrai cooperação. Nós precisamos de muita ajuda na vida, porque ninguém vive sem ajuda, sem o concurso de um vizinho, de uma empregada, de um ajudante. A vida solitária não existe, a não ser que você vá viver no meio do mato, que nem bicho. Se você quer viver em sociedade, tudo é troca, tudo é ajuda. É a lei da cooperação.
Você que tem negócio, meu filho, não adianta pensar em competição, em preços competitivos. Tudo isso é besteira. A nossa energia tem que ser de alegria nos negócios para que as pessoas se liguem no coração e para que prefiram fazer negócio com você porque a sua energia é boa. Ninguém vai fazer negócio se a sua energia não for boa, se você for encrenqueiro. Vai todo mundo embora. E você vai morrer na miséria, na mesquinhez. Vamos abrir, portanto, a consciência. Em qualquer canto da vida, a caridade entra em primeira mão. Para prosperar, é preciso ter essa luz.
O homem pode até ser mesquinho em casa, não dar esmola para pobre. Os negócios dele, no entanto, vão para a frente, prosperam. É porque ele tem a luz no coração quando vai fazer algum negócio. É uma pessoa generosa, que não vive na ganância. Tem uma clientela grande, porque ele pensa também na vantagem do companheiro que está fazendo negócio com ele. Não engana ninguém. Sabe que se enganar só engana meia dúzia, porque logo acabam descobrindo que é um salafrário e ninguém mais quer comprar dele.
É preciso tratar bem a clientela e fazê-Ia feliz. Se não tiver caridade, boa vontade, bom sentimento, o negócio não vai para a frente. Quem é negociante por conta própria tem amor pelo que faz. O sucesso do negociante não se mede apenas pelo dinheiro ganho, mas pela clientela que gosta dele, pela energia boa em volta dele, pelo crédito que ele conquistou na praça, pela energia que ele conseguiu movimentar progressivamente. É isso que faz o sucesso do comerciante.
Sem amor e boa vontade, ninguém vai para a frente. Veja os seus filhos. Vocês ficam cobrindo de presentes, mas nunca perguntam o que o seu filho sente. Nunca teve boa vontade com o sentimento dele, nunca o tratou com respeito. Fica bajulando com presentes e depois enche a paciência da criança. Ah, minha gente, isso não é a verdadeira caridade. Não quer dizer que o presente não seja um carinho bom, se tem coração por trás. Se tem verdadeiro amor e boa vontade, um presente cai muito bem. Mas é coisa pequena, pois o que o povo precisa é muito mais que um presentinho. É de cooperação o ano inteiro, é verdadeiramente a amizade, a compreensão, a boa vontade para com as fraquezas do ser humano.
Se você não pode ter isso, não pode nem conviver nesse mundo. Tem que ir lá para o mato, viver como um ermitão, porque você só arruma confusão por aqui. Você está sendo uma pedra no sapato dos outros, um empecilho para o sucesso social. Você que é preguiçoso, que não quer trabalhar e não quer ter boa vontade, é pobre de espírito, pobre de tudo. É um entrave para a sociedade que precisa de gente progressista, com muita boa vontade para crescer. O que precisa esse Brasil? Boa vontade, minha gente!


Calunga, "Tudo pelo Melhor".