Limitamos o Potencial Dentro de Nós

quarta-feira, 29 de junho de 2011

Entre nós também há aqueles que pensam que já sabem tudo. O problema aí é que não se cresce e uma pessoa não se abre a nada de novo.
Com que frequência se acomoda nas limitações do seu presente estado de consciência? Cada vez que diz "Não posso" está colocando um sinal de 'PARE' à sua frente. Na prática, está fechando a porta à sabedoria interior e bloqueando esse fluir de energia que constitui o nosso conhecimento espiritual. Está preparado para ir para além dos seus conceitos atuais? Hoje de manhã acordou com determinados conceitos e ideias, mas você sabe que é possível, que tem a capacidade de ultrapassar alguns deles e desse modo experimentar uma realidade que nos transcende. Isto chama-se aprendizagem, porque estamos recebendo qualquer coisa nova. Pode ser que encaixe com o que já lá estava, mas também pode ser ainda melhor.
Precisamos fazer uma limpeza nos velhos conteúdos que já não funcionam, para criar espaço para novas possibilidades. Onde Deus está, tudo é possível, e Deus está dentro de cada um de nós. Se insistirmos nas nossas ideias preconceituosas, ficamos bloqueados. Quando alguém adoece, você diz: "Coitado, o que ele deve estar sofrendo!" Mas também pode olhar para essa pessoa e ver a verdade absoluta do ser e afirmar a saúde do Poder Divino que está dentro dela. Tem consciência da totalidade das possibilidades e sabe que os milagres podem acontecer?

E afinal é tão simples, basta abrir a sua consciência a um novo modo de pensar.

Expandir os Nossos Horizontes
Como é que nos mantemos fora da totalidade das possibilidades? Quais são as nossas limitações? Todos os nossos receios são limitações. Se está assustado com qualquer coisa e diz "Não consigo", "Acho que não vai dar", o que é que acontece? Volta a experimentar o medo uma e outra vez. Os julgamentos são também limitações. Ninguém gosta de ser julgado, no entanto, quantas vezes não julgamos? Os nossos juízos promovem as limitações. Cada vez que damos por nós a julgar ou a criticar, por mais indiferente que seja a questão, lembre-se que aquilo que lançamos para o exterior volta sempre a casa com mais força ainda. Você pode interromper esse ciclo da limitação das possibilidades transformando o pensamento em algo maravilhoso.
Convém esclarecer que há uma enorme diferença entre julgar e ter uma opinião. Quantas vezes não nos é pedida uma opinião? Uma opinião é o que sente sobre qualquer coisa. E preciso diferenciar as coisas. Lembre-se que a crítica estabelece sempre que alguém está errado, você ou a outra pessoa. Se alguém lhe pedir uma opinião, não deixe que ela se transforme num juízo ou numa crítica.
Do mesmo modo, sempre que cede à culpa, está estabelecendo mais uma limitação. Se magoar alguém, peça desculpa e não volte a magoá-la. Não se encha de sentimentos de culpa porque isso só o vai manter afastado da experiência do bem e nada tem que ver com a realidade do seu verdadeiro ser.
Quando não está preparado para perdoar, está também limitando o seu crescimento. O perdão permite corrigir um erro ao nível do ser espiritual, possibilita a compreensão e afasta o ressentimento, potência a compaixão e expulsa o ódio. Precisamos confiar no Poder e na Presença dentro de nós, que nos é tão infinitamente superior. 

Louise L. Hay, "O Poder Está Dentro de Si".