XI - A FORÇA

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Este arcano representa a luta para contermos a “fera” que habita em nós, os nossos instintos, gerando energias que devem ser usadas com amor para unir as partes clara e escura da alma.
A FORÇA é uma energia receptiva, feminina, generosa, que mostra como dominar o ódio, a maldade, a inveja, o ciúme através da ternura, guiando nosso impulsos mais primitivos para o caminho do conhecimento.
Na carta A Força vemos um leão e uma donzela que está segurando a sua boca aberta. O leão é símbolo de uma força brutal e voraz, símbolo das paixões violentas e do domínio. Estes instintos devem ser domados e canalizados e na imagem isso acontece pela ação da energia feminina.
Essa carta traduz a necessidade de premeditação do uso da própria força e da percepção dos limites. A figura feminina sugere a intenção de domar ou integrar os afetos, educar as emoções desgovernadas. É o mesmo feito heróico, a coragem para enfrentar o inconsciente, representado na figura do leão, o poder dos instintos, do fogo e da passionalidade.
A vibração emitida por este arcano é de luta entre espírito e matéria, razão e instinto, força e delicadeza; trata-se de um excelente desafio que devemos nos permitir para exercitar nossa suposta estabilidade emocional, no qual temos oportunidade de testar o autocontrole, a autoconfiança e a autodisciplina.
O arcano A Força faz um convite a nos confrontamos com o espelho de nossa alma, mostrando-nos as impulsividades contidas, os anseios reprimidos e os desejos abafados. Durante este período é aconselhável tentarmos nos manter como boa companhia de nós mesmos, pois ao nos redescobrir, algumas características que nos são desconhecidas costumam se apresentar de modo mais acentuado, e até nos apropriarmos deste novo Eu, é essencial mantermos o foco em nosso próprio ser.
Ela nos mostra que é o reconhecimento de tudo que somos capazes de bem e de mal e ainda assim nos amarmos, que aprenderemos a amar o próximo porque nos veremos refletidos neles, nos seus conflitos e incoerências, em tudo que podem nos oferecer de terrível e de maravilhoso.
A FORÇA estabelece dentro de nós o caos, mas nele estão as raízes da nossa reorganização emocional. Precisamos encarar os nossos monstros, nossas feras internas para podermos incorporá-las, deixando que elas nos fortaleçam.
Temos que encarar nossos instintos como fontes de força, de energia pura que não deve ser escondida por vergonha ou reprimida por medo de julgamentos.
Só quando nos olharmos verdadeiramente, sem subterfúrgios, sem monstros escondidos debaixo dos nossos tapetes emocionais e mentais, quando encararmos de frente as nossas feras internas, vamos poder nos libertar do medo que nos impede de sermos tudo o que podemos ser. Só quando libertarmos o nosso animal interno, compreendendo-o e aceitando-o como a nós mesmos, nos tornaremos dignos da nossa humanidade.
A energia da FORÇA nos mostra que não podemos viver plenamente enquanto estivermos divididos, por isso, precisamos incorporar e trazer à consciência tudo o que somos para nos percebermos inteiros com toda a natureza.
A FORÇA é a incorporação da nossa sombra, do nosso lado escuro que, uma vez acolhido por nós libera uma força inesgotável. Na verdade, a FORÇA é o poder de dominar o poder.
Esse arcano não indica problemas de saúde e sim a cura. As curas que surpreendem os médicos, consideradas inexplicáveis.
Essa energia nos relacionamentos nos faz adquirir o poder da conquista, o domínio sobre as paixões. Geralmente são relacionamentos completos, amorosos, doces, sensuais, capazes de levar os parceiros à integração física, emocional e espiritual. São uniões capazes de levar ao extase.
No negativo podemos ser abatidos por outros ou por acontecimentos externos. Ela pode nos envolver com parceiros agressivos ou dominadores, para que possamos questionar a nossa própria agressividade e abuso de poder.
A FORÇA nos mostra que já controlou a mente racional e a emocional, então agora precisa controlar a sua Sombra, mais do que isso, ela consegue ter a Sombra ao seu serviço! Ela tem a magia incorporada em seu interior e não precisa de nenhum elemento externo para manifestá-la, a magia flui naturalmente através das suas mãos e controla a besta.
No caso da FORÇA, ela está tranquila, mas atenta. Ela sabe que não pode perder o controle, ou a Sombra irá devorá-la, mas ela não corre risco nenhum.
A FORÇA nos adverte que para enfrentarmos a Sombra devemos usar a força espiritual, a calma e o autocontrole, pois se tentarmos usar a Força com todo seu poder neste estágio, depois de um primeiro momento de aparente sucesso ela nos devorará e seremos controlados pelas paixões mais baixas. E isso não é nada agradável.
Agora, se conseguimos ser honestos conosco e com os demais, conseguimos controlar a ira e o pensamento frio e amoral. Nossa mente e nosso coração estão em equilíbrio. Nesse caso, poderemos invocar a Sombra e ela irradiará com força total, seu poder passando através de nós sem nos afetar.
Sentiremos sua Força nos atravessando, nos permeando, nos enchendo de poder! Um poder imenso, capaz de modificar a realidade, que era o que pretendíamos: o poder que é capaz de produzir mudanças através da Vontade.
http://carmenarabelabp.wordpress.com/2011/05/18/xi-a-forca/