As cores e suas indicações

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Vermelho: é uma cor quente, representa o fogo, estimulane, excitante, dinâmico, sendo favorável para atletas em competição, pessoas com anemia, paralisias musculares, tristeza. Contudo deve ser usado com cuidado e ser evitado por pessoas hipertensas, mulheres em TPM ou ciclo menstrual, exaltação sexual, paranóias. Essa cor é muito usado em marketing, notadamente por segmentos de supérfluos que por ser cor de destaque, garante a própria sobrevivência de mercado.

Laranja: é a mistura de amarelo com vermelho. É uma cor tonificante, ajuda a fixar o cálcio no organismo e, pela própria sabedoria da natureza, é a cor da maioria das frutas cítricas. É anti-fadiga, alivia dores musculares causadas por tensão, fraturas. É contra indicado em hipertireodismo. Por ser estimulante do apetite, é muito usado em restaurantes e redes de fast food.

Amarelo: purifica o sistema linfático, responsável pela eliminação de toxinas do sangue. É a cor da vida, da luz solar, do ouro, associada ao intelecto, por isso muito indicada em estudos, alivia estafa mental. Também é considerado o depurativo das emoções, sendo usado em depressão e melancolia. Eficiente em gastrites por reduzir a produção de ácidos gástricos. É contra-indicado em alcoolismo, histeria, palpitações cardíacas, imaturidade, síndrome de Down.

Verde: é a cor da esperança, da cura, antiséptico, calmante dos nervos, auxiliar em cicatrização, prisão de ventre. Quando em excesso traz arrogância e orgulho. Evitar em casos de hipocondria, teimosia em excesso, diarréias com dor ou cólicas menstruais.

Azul: indicada em caso de meditação, paz, pressão alta, taquicardia, neuroses. É contra-indicado em pessoas em estado de coma, apatia, gripes, reumatismos, medo excessivo.

Violeta: é a união do vermelho com o azul. É o equilíbrio entre o quente o frio, transmutador. Indicado em casos de irritação, carência afetiva, insônia, diminui o ódio. Contra-indicado em vício de drogas, alcoolismo, fanatismo.