O PERDÃO é a chave da LIBERTAÇÃO

terça-feira, 19 de abril de 2011

Pergunto muitas vezes aos meus clientes: "O que prefere, estar certo ou estar feliz?" Todos temos uma opinião, de acordo com a nossa perspectiva, sobre quem estava certo e quem estava errado e todos conhecemos a maneira de justificar a nossa ideia. Queremos punir os outros pelo que nos fizeram; no entanto, somos nós quem estamos fazendo o filme passar uma e outra vez nas nossas cabeças. É uma loucura estarmos a castigar-nos hoje por uma coisa qualquer que nos fizeram no passado.
Para libertarmos o passado, temos de estar dispostos a perdoar, mesmo que não saibamos como fazê-lo. Perdoar significa desistir dos sentimentos que nos magoam e permitir que tudo isso se desvaneça. Não perdoar equivale a destruir qualquer coisa dentro de nós.
Todo o rancor e a dor que sente tem a ver com perdoar a si mesmo, não aos outros. Afirme a sua total disponibilidade para perdoar a todos. "Eu quero libertar-me do passado. Eu estou disposto a perdoar todos os que possam ter-me prejudicado e eu perdoo a mim mesmo por ter feito mal aos outros." Se pensar em alguém que, de algum modo, numa altura qualquer da sua vida, lhe tenha feito mal, abençoe essa pessoa com amor e liberte-a, e depois dispense esse pensamento.
Se sente que alguém o enganou, saiba que ninguém pode tirar nada que seja verdadeiramente nosso. Tudo o que é nosso volta a nós na hora certa. Se não voltou é porque não era para voltar. É preciso aceitar e prosseguir com a nossa vida.
Para nos libertarmos, temos que nos livrar do nosso ressentimento, por mais justificado que pareça e abandonar o poço da autocomiseração. Quando estamos no poço da autocomiseração, somos pessoas indefesas e sem nenhum poder. Para assumirmos o poder nas nossas vidas temos de nos pôr de pé e enfrentar as responsabilidades.
Pare um instante e feche os olhos. Imagine um lindo riacho à sua frente. Agarre a experiência dolorosa, a ferida, a incapacidade de perdoar, e ponha todo o incidente na corrente. Imagine que tudo começa a dissolver-se e a ir rio abaixo, até que se dissipa e desaparece por inteiro. Faça-o frequentemente.
Estamos vivendo um tempo de compaixão e de cura. Sonde o seu interior e ligue-se com aquela parte de si que sabe curar. Somos incrivelmente capacitados. Esteja disponível para subir a novos níveis, para encontrar capacidades dentro de si de que não tinha consciência, não só para sarar uma doença, mas para se tratar a todos os níveis possíveis, para se tornar íntegro, na acepção mais profunda da palavra. Disponha-se a aceitar cada parte de si e toda e qualquer experiência que alguma vez tenha tido, sabendo que tudo faz parte da trama da sua vida enquanto estiver por aqui.
Se conseguíssemos apenas compreender que aquilo a que nós chamamos os nossos problemas são apenas oportunidades para crescer e para mudar e que na sua grande maioria são resultantes das vibrações que nós emitimos. Tudo o que devemos fazer é alterar o nosso modo de pensar, estar dispostos a eliminar o ressentimento e estar preparados para perdoar.

Louise L. Hay, "O Poder Está Dentro de Si".