O que é cromoterapia?

terça-feira, 26 de abril de 2011

A cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético em áreas do corpo que apresentam alguma disfunção. É uma terapia holística por tratar o ser como um todo, sendo que cada cor tem a sua vibração específica atuando desde o nível físico até níveis mais sutis. Pode ser usado como terapia complementar às inúmeras enfermidades.
O uso das cores data de tempos remotos. No Egito antigo, as cores não apenas serviam para indicar contexto religioso, ritualístico, como também simbolizavam poder e classe social. Também foi lá que se iniciou o tratamento médico com  uso de cores tratando os enfermos através de flores e pedras preciosas. A cromoterapia está fundamentada em três ciências:
- Medicina: pela arte de curar;
- Física: pelo uso da natureza da luz, espectro solar e sua radiação eletromagnética;
- Bioenergética: pela sua influência no corpo bioenergético em análise à energia vital.
A cromoterapia é usada também para equilibrar nossos chakras que são nossos centros energéticos. A palavra chakra vem so sânscrito e significa vórtice ou espiral, que é a forma que estes centros se manifestam. Possuímos muitos chakras, contudo existem 7 chakras principais que são considerados os mais importantes. No caso da cromoterapia, a radiação luminosa influencia diretamente esses centros energéticos.
1º Chakra Básico: localizado na base da coluna correspondendo às glândulas supra-renais: cor vermelho
2º Chakra sexual: localizado abaixo do umbigo, região lombar, corresponde aos ovários da mulher e testículos no homem. Cor: laranja.
3º Chakra plexo solar: localizado acima do umbigo, está relacionado com o pâncreas. Cor: amarela
4º Chakra Cardíaco: localiza-se no centro do peito entre os pulmões e corresponde ao timo. Cor: verde
5º Chakra Laríngeo: é o chakra da comunicação, localiza-se na garganta e corresponde à tireóide e paratiróide. Cor: azul
6º Chakra Frontal ou 3º olho: localiza-se no centro da testa entre as sobrancelhas. Corresponde-se à glândula pituitária. Cor: azul Índigo ou violeta
7º Chakra Coronário: localiza-se no topo da cabeça. Corresponde à pineal. Cor: violeta ou branca.

http://danielagrecco.blogspot.com/2010
/02/o-que-e-cromoterapia.html