Para além da dor

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Somos muito mais que o nosso corpo e a nossa personalidade. O espírito interior é sempre maravilhoso e cheio de amor, por mais que a nossa aparência exterior mude.
A Dor da Morte
É fantástico ser positivo. É maravilhoso admitir aquilo que sentimos. A natureza concedeu-nos os sentimentos para passarmos através das experiências. Negá-los só nos traz maior dor. Não podemos esquecer que a morte não é uma falha. Todos morremos. Faz parte do processo da vida.
Não se recrimine por não ter estado com essa pessoa ou por não ter feito o suficiente enquanto estava viva. Isso é acrescentar culpa à dor. 
Inicie o processo de libertação das emoções. Uma outra sugestão é fazer afirmações como esta, por exemplo: "Eu te amo e eu te liberto. Agora você está livre e eu estou livre."
Compreender a Nossa Dor
Muitos de nós vivemos dia após dia com uma dor contínua. Tanto pode representar uma parte ínfima e inconsequente nas nossas vidas, como pode assumir uma proporção gigantesca e insuportável. Mas o que é a dor? Estamos todos de acordo que passávamos muito bem sem ela. Vamos ver o que se pode aprender com ela, donde vem e quais os sinais que nos transmite.
Na maior parte dos casos a dor quer avisar-nos de qualquer coisa. Às vezes a mensagem é óbvia. Seja qual for a mensagem, não devemos esquecer que o corpo humano é uma máquina extremamente bem concebida. Informa-nos sempre que há problemas desde que estejamos abertos a escutar os sinais.
A dor é uma mensagem de último recurso do corpo, para nos avisar que existe um problema qualquer na nossa vida. Em algum lugar nos desviamos do caminho. O corpo, seja o que for que fizermos, tem sempre a aspiração de otimizar a saúde. No entanto, se abusarmos, contribuímos para o desenvolvimento das doenças.
As respostas podem ser tão simples como dormir o suficiente, ou não sair à noite sete vezes por semana, ou não abusar das nossas capacidades no trabalho. Vamos prestar mais atenção ao que o corpo tem para nos dizer, porque ele só quer o nosso bem. O corpo quer saúde e nós podemos ser um pouco mais cooperantes.
Quando sinto uma dor ou algum desconforto, a primeira coisa que faço é acalmar-me. Confio no Poder Superior e sei que me fará perceber aquilo que tem de mudar na minha vida para eu me ver livre dessa doença.
Concentro-me e descontraio os músculos do meu corpo.
Quando sinto que atingi um estado de relaxe completo, faço uma pergunta à minha Sabedoria Interior: "O que é que eu estou  fazendo que contribui para este problema? O que é que eu preciso  saber? Que coisas na minha vida têm de ser mudadas?" Depois deixo que as respostas comecem a afluir. As respostas podem não chegar naquele instante, mas sei que em breve me serão reveladas. Sei também que, sejam quais forem as mudanças necessárias, essas mudanças estão certas e eu vou estar completamente segura, aconteça o que acontecer.
Muitas vezes questionamo-nos sobre o modo como vamos levar a cabo essas mudanças. "Como é que eu vou viver? Então e as crianças? Como é que eu vou pagar as contas?" Mais uma vez eu digo para confiar no Poder Superior que nos revela o modo de viver uma vida plena, imune à dor.
Seja gentil consigo. Não faça comparações entre o seu progresso e o dos outros. Você é único e tem uma maneira exclusiva de lidar com a vida. Deposite a sua confiança no Ser Superior para se libertar de toda a dor física e emocional.

Louise L. Hay, "O Poder Está em Si".