A culpa nos faz SENTIR inferiores

sábado, 2 de abril de 2011

As pessoas transmitem-nos frequentemente mensagens negativas porque essa é a maneira mais fácil de sermos manipulados. Se alguém esta fazendo você sentir-se culpado, pergunte a si mesmo: "O que é que querem? Qual a razão?" Faça as perguntas em vez de concordar interiormente, "Sim, eu sou culpado, é melhor fazer o que dizem."
É tão comum vermos os pais que manipulam os filhos através da culpa. É natural. Eles próprios foram criados assim. Dizem mentiras aos filhos para que eles se sintam inferiores. Há pessoas que mesmo já adultas se deixam manipular pela família ou pelos amigos. A causa principal é não terem respeito por elas mesmas, caso contrário não permitiriam que isso acontecesse. Em segundo lugar vem o fato de elas mesmas serem  manipuladoras também.
Tanta gente vive debaixo de uma nuvem de culpabilidade. Há sempre qualquer coisa errada, ou não estão fazendo a coisa bem feita, ou por qualquer razão estão pedindo desculpa a alguém. Não conseguem perdoar a si mesmos o que fizeram no passado. Censuram-se por quase tudo o que se passa nas suas vidas. Deixe essa nuvem dissipar-se. Não é preciso viver mais assim.
Se dizer não é uma novidade, diga muito simplesmente: "Não. Não. Não posso fazer isso." Não arranje desculpas porque nesse caso está dando argumentos ao manipulador para o convencer a mudar de opinião. Quando as pessoas virem que a manipulação já não funciona, elas vão parar. As pessoas só nos controlam enquanto nós o permitirmos. Pode ser que se sinta culpado da primeira vez que disser não, mas, nas vezes seguintes, tudo será mais fácil.
Se há qualquer coisa que você ainda faz que lhe provoca sentimentos de arrependimento, deixe de a fazer. Se no passado fez qualquer coisa pela qual ainda se sente culpado, perdoe a si mesmo. Se conseguir corrigir-se, faça-o; e não volte a repetir essa ação. Sempre que a culpabilidade ressurja, faça a pergunta: "No que é que eu acredito a meu respeito? Quem é que eu quero agradar?" Repare nas convicções da infância que vêm à superfície.
A culpa procura castigo. É assim que nos tornamos no nosso próprio juiz e carrasco, condenando-nos a uma sentença autoimposta. Nos punimos e não há ninguém à volta que venha nos defender. Chegou a hora de nos perdoarmos e de nos libertarmos.
A culpa é um fardo muito pesado de carregar e faz as pessoas sentirem-se inferiores.
Mesmo quando não sabemos como nos amarmos, apenas o simples fato de querermos amar, faz toda a diferença. Não vale mesmo a pena agarrarmo-nos a esses padrões de comportamento. A lição fundamental é amarmos a nós mesmos. A criança que existe em nós sente a culpa, mas em nós também há um adulto que pode ensinar uma outra maneira à criança.
- Liberto facilmente todas as minhas 
antigas convicções negativas. 
- A mudança é segura. 
O meu caminho agora é suave. 
- Estou livre do passado.
Não carregue os sentimentos com mais julgamentos. Isso só contribui para recalcar ainda mais esses sentimentos. Se estiver atravessando um grande dilema ou uma crise enorme, faça uma afirmação em como está segura e aberta para os sentimentos. A afirmação de sentimentos positivos trará mudanças benéficas.

Louise L. Hay, "O Poder Dentro de Você".