Ser honesto com consigo mesmo

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Honestidade é uma palavra que usamos frequentemente, sem compreender muitas vezes o verdadeiro significado de ser honesto. Não tem nada a ver com moralidade ou com ser bonzinho. Ser honesto também tem pouco a ver com ser apanhado e ir para a cadeia. Ser honesto é acima de tudo um ato de amor para conosco mesmos.
O valor essencial da honestidade é que tudo o que damos na vida, recebemos de volta. A Lei da Causa e do Efeito funciona em todos os níveis. Se diminuirmos ou julgarmos os outros, seremos também diminuidos ou julgados. Se estivermos sempre zangados, onde quer que vamos nos deparar com a raiva e com motivos para nos zangarmos ainda mais. O amor que temos por nós mantém-nos sintonizados com o amor que a vida tem por nós.
Volto a focar este aspecto. Aceitar a responsabilidade pela criação das nossas experiências não é uma ideia que a maioria de nós esteja muito preparada para assumir sempre. Acontece só às vezes. O caminho mais fácil é sacudir a poeira e seguir adiante. No entanto, enquanto não percebermos que pouco ou nada de valor existe fora de nós - que tudo vem de dentro - o nosso crescimento espiritual não pode ocorrer.
 A Lei da Causa e do Efeito continua em ação para cada um de nós. Se tirarmos, perdemos. Se dermos, recebemos. Não pode ser de outra maneira.
Cada vez que fazemos uma pessoa sentir-se culpada de alguma coisa, estamos a roubá-la do seu valor próprio. Ser honesto a todos os níveis implica um esforço brutal de auto-análise e de consciência própria.
Sempre que tiramos algo que não nos pertence, na realidade estamos a transmitir ao Universo que não nos sentimos merecedores de receber; que não somos suficientemente bons; que também queremos ser roubados; que em nós não há muito que valha a pena.
Somos magníficos e merecemos o melhor. Este planeta é espantosamente abundante. O Bem vem sempre ao nosso encontro pelo consciência da honestidade para conosco mesmos. O trabalho que realizamos ao nível do nosso consciente é sempre no sentido de refinarmos aquilo que dizemos, pensamos e fazemos. Quando tivermos uma compreensão nítida de que são os nossos pensamentos que criam a nossa realidade, então estaremos aptos a usar a realidade como uma mecânica de retorno de informação que nos permite saber qual é o próximo passo, o que precisamos mudar. Ser absolutamente honestos, até ao último clip, é uma escolha que fazemos com base no amor por nós mesmos. A honestidade ajuda-nos a tornar as nossas vidas mais tranquilas e mais fáceis.
As coisas boas na nossa vida, as surpresas maravilhosas que tivemos - também elas, fomos nós que as criamos. Ao olhar para dentro com honestidade e amor incondicional, vamos descobrir tanto sobre o nosso poder. Aquilo que podemos criar com a nossa própria consciência tem um valor infinitamente superior a todo o dinheiro que nós possivelmente pudéssemos ‘roubar’.

Louise L. Hay, "O Poder Está em Si".