Envelhecer com elegância

domingo, 24 de abril de 2011

Muitas pessoas têm medo de envelhecer e de parecer velhos. Transformamos a velhice numa coisa terrível e muito pouco atraente. Todavia é um processo normal e natural da vida. Se não conseguirmos aceitar a criança dentro de nós e não nos sentirmos confortáveis com o que fomos e aquilo que agora somos, como seremos capazes de aceitar a nossa próxima etapa?
Uns tempos atrás li uma coisa que me deixou um bocado intrigada. Foi um artigo sobre uma escola de Medicina de S. Francisco que tinha descoberto que o modo como envelhecemos não é determinado geneticamente, mas sim através daquilo que eles chamavam o ponto fixo de envelhecimento - um relógio biológico existente na nossa mente. Esse mecanismo controla o modo e a altura em que se inicia o envelhecimento. Esse ponto fixo, ou esse relógio do envelhecimento é regulado em grande parte por um fator importantíssimo: a nossa atitude em relação ao envelhecimento.
Por exemplo, se pensar que 35 anos já é meia-idade, essa convicção provoca o disparo de alterações biológicas no seu corpo que irão provocar uma aceleração no processo de envelhecimento quando atingir os 35. Isto é fascinante! Qual é o seu ponto fixo de envelhecimento?
Estou convencida que escolhemos os nossos pais antes de nascer para aprender lições valiosas. O seu Ser Superior sabia as experiências que tinha de passar para poder progredir no caminho espiritual. Por isso, seja o que for que tenha vindo resolver com os seus pais, avance com esse processo. Não se prenda com o que eles dizem e o que eles fazem, ou o que eles disseram ou fizeram. Em última instância você veio à Terra para amar a si mesmo.
Lembre-se que do mesmo modo que nós escolhemos os nossos pais, também eles nos escolheram. Há lições muito importantes para todos nós aprendermos.

Louise L. Hay, "O Poder Está Dentro de Si".